quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

RALOS: "Não encontre um defeito, encontre uma solução." (Henry Fordy)


CASAcomigo vvvv
  U Um Manual do como cuidar da casa e do bem 
                           estar da família 

Como desentupir os ralos 
*         Os ralos entopem por conta do acúmulo de gordura e partículas de comida, ou até pequenos pedaços de plástico que acabam atravessando a peneira. Depois de certo tempo, essas partículas acumuladas se transformam em blocos que obstruem a passagem da água.
*         Em alguns casos o uso de produtos químicos não vai ajudar e se depois de usar um desentupidor de ralo a situação não melhorar, o melhor é contratar profissionais especializados que desmontarão e removerão o sifão para realizar a limpeza.
*         O mercado oferece produtos específicos para a tarefa de limpar os ralos e dutos de escoamento da água da pia da cozinha, compostos por soda cáustica e lixívia. As reações químicas entre tais substâncias liberam calor e dissolvem as partículas de gordura que, sólidas, formam os blocos de sujeira responsáveis pelo entupimento.
*         Existem produtos oxidantes que são compostos por alvejantes, peróxidos e nitratos, que também liberam calor e gases e fazem com que os blocos se oxidem facilitando sua passagem pelos canos.

 É recomendável que os produtos ácidos sejam usados, com precaução, por profissionais qualificados porque o uso incorreto pode provocar queimaduras, além de liberar gases tóxicos. Normalmente, esses  produtos são compostos por ácido sulfúrico ou hidroclórico e suas reações químicas, por gerarem grande quantidade de calor, podem derreter os encanamentos de PVC.
*         Lembre-se: os produtos químicos devem ser mantidos fora do alcance das crianças e, ao manuseá-los, utilize luvas de borracha e procure abrir as janelas para evitar a concentração de gases tóxicos.


Receitas naturais para a limpeza de ralos



*         Existem alternativas naturais e não poluentes que podem sair mais baratas. Os detergentes enzimáticos são formas naturais de desentupimento dos canos porque são produtos compostos por bactérias ou enzimas que se alimentam dos resíduos orgânicos que obstruem a passagem de água.
*                   A desvantagem é que esses detergentes não estão disponíveis na maioria dos supermercados e não podem ser estocados por períodos longos. Alternativa é colocar 100 ml de bicarbonato de sódio diretamente dentro do ralo. Depois, despeje mais 100 ml de vinagre. Deixe agir por cerca de 20 minutos e então despeje água fervente. Você também pode fazer uma solução com partes iguais de sal, vinagre, bicarbonato de sódio e água fervente, despejar no ralo, aguardar uma hora e repetir a operação.
Dicas para prevenir o entupimento dos ralos

*         Retire os restos de alimentos dos utensílios da cozinha antes de colocá-los dentro da pia para lavar e jogue no lixo restos de gordura já solidificados. Quanto ao óleo de cozinha, em estado líquido, já existem postos de coletas espalhados em supermercados e parques.
*         Jamais jogue restos de óleo de fritura no ralo. O óleo solidificado é um dos maiores responsáveis por entupimentos nos encanamentos, além de poluir a água.
*         Os ralos servem para evitar que os menores restos de comida desçam encanamento abaixo. Portanto, posicione-o corretamente, limpe os filtros quando começarem a obstruir a passagem da água e nunca lave a louça sem a proteção de um ralo.
*         Jogue água quente diretamente no ralo uma vez por semana, ou uma vez ao mês, dependendo da frequência com que você perceba entupimentos em sua rede de esgoto. Com esses cuidados você evita o transtorno dos entupimentos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia