domingo, 10 de junho de 2012

SESSÃO COMO: PARTE I

COMO PLANEJAR SUA CASA


1. A COZINHA: 
NOÇÕES BÁSICAS:




COZINHA RETANGULAR:


  Observe primeiramente a posição das portas, o local da janela e
as possibilidades de posicionar os pontos de hidráulica e gás.
  No caso acima, existem duas portas, sendo que ambas, a que dá   
 acesso á sala de jantar e área de serviço,estão no centro das   
 parede, o que da grande viabilidade a disposição das bancadas e  
 maior extensão da mesma. As portas nas extremidades das paredes 
 em cozinhas, tiram muito do aproveitamento de espaços.
  Agora,quanto ao lay-out dos itens [ fogão, geladeira e pia]  
 essenciais numa cozinha, é que eles formem entre si, um 
 triangulo, para tornar mais eficiente o uso deles, sendo que o 
 item de uso mais rápido, fica do lado oposto dos demais (de 
 preferencia, para liberar a circulação). Neste mesmo caso, foi construído um nicho, para a geladeira, o que cria uma circulação mais agradável e um visual mais ''limpo'' do espaço.


Acima, mostramos que a pia está situada junto da janela,que é uma grande vantagem,por estar mais próxima a iluminação e ventilação naturais. Já o fogão, localizado mais próximo a uma segunda alternativa de ventilação que é no caso a porta da área de serviço, além de estar mais longe dos armários suspensos que engorduram no dia a dia, mesmo com o uso da coifa, ficou afastado da porta que leva aos demais cômodos da casa, evitando assim alem   da gordura que o cheiro de fritura invada toda a casa.


Nesta vista da cozinha, podemos ver que o microondas foi instalado suspenso, sob os armários superiores e tem altura menor que o fundo dos mesmos armários que fica 45cm da superfície da bancada. Estes armários, abrem em báscula, o que melhora o visual pois podem ter  portas maiores e menos divisões internas e externas que os convencionais de portas de sobrepor. As portas de báscula, tem braços articulados que a sustentam enquanto abertas para cima, dando total liberdade de movimento ao manuseá-las e aos objetos guardados ali. 
Outro ponto a observar é a torneira da pia, neste caso não há misturador,pois não tem instalação de aquecimento, então devido ao pouco espaço disponível,foi instalado sob a bancada,ligado a ligação flexível que alimenta a torneira, um filtro de água. Tem-se água filtrada na torneira para beber e limpeza de frutas e verduras, entre outros a todo tempo. Para cozinhas com possibilidade de misturador, é feita a instalação do filtro na saída de água fria, ficando a aquecida sem filtragem. 
A torneira poderá ser de parede ou de bancada/mesa, a gosto,porém lembrando que a de parede, fica mais complicada a manutenção, caso haja vazamento, pois pedirá quebradeira. 




     [CONTINUA COM DICAS SOBRE REVESTIMENTOS E DECORAÇÃO]









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia