segunda-feira, 30 de julho de 2012

SEGURANÇA EM SUA CASA

CONCERTINAS


concertina simples
A Concertina Simples SB é indicada para áreas de menor risco. Concertina básica com menos espiras, mas com a mesma imposição das lâminas cortantes e a qualidade superior Security Barriers. Saiba mais sobre barreiras de segurança.
Especificações/Opções

Diâmetro200 mm300 mm450 mm
Comprimento recomendado5 m7 m8 m
Espiras por Rolo33
Comprimento das lâminas30 mm
Quantidade de lâminas por espira111726
Espessura do arame interno2,76 mm
concertina simples
DUPLA
Concertina Dupla
Com sistemas automatizados na produção, os Clips de Aço da Concertinas Dupla SB reduzem o espaçamento das espiras, proporcionando maior segurança e proteção perimetral.
Especificações/Opções

Diâmetro do espiral (mm.)300450610730980
Espiras por Rolo54
Quantidade de Clips por espira35
Metros por Rolo478910
Comprimento das lâminas30 mm
Quantidade de Lâminas por Espira1726364653
Espessura do arame interno2,76 mm

Concertina DuplaConcertina DuplaConcertina Dupla
Concertina Dupla
COM SENSOR
Concertina Dupla Sensor
A Concertina Dupla Sensor Security Barriers é uma versão sofisticada da Concertina Dupla, conjugada a um sistema de cerca elétrica e alarme. Praticidade e segurança com a qualidade Security Barriers.
Especificações/Opções

Diâmetro450 mm
Espiras por Rolo54
Quantidade de Clips por Espira3
Metros por Rolo7
Comprimento das Lâminas30mm
Quantidade de Lâminas por Espira26
Espessura do Arame Interno2,76mm
Concertina Dupla SensorConcertina Dupla SensorConcertina Dupla Sensor
GREEN
Concertina Green
Uma opção inédita das Concertinas SB Simples e Dupla para áreas que requerem uma aparência mais discreta e bonita, mas proporcionando a mesma qualidade e segurança da concertina tradicional.
*Outras cores sob encomenda
Concertina GreenConcertina GreenConcertina Green
Via: Security Barriers


ALARMES E CAMERAS


 Câmera de Segurança com  
                                                             Infravermelho alcance de até 15       
                                                             metros Ccd 1/4 Colorida 480 linhas

MINICÂMARA Monitora o ambiente sem ser percebida. Instalada nos principais locais de acesso à casa, tem alcance de 10 metros. 

LUZ AUTOMÁTICA A fotocélula é um dispositivo que ajuda a enganar o ladrão quando a casa está vazia. As luzes se acendem e apagam de acordo com a luminosidade do ambiente. 
CENTRAL INTELIGENTE Esta central de alarme sem fios comanda sensores a distância. É capaz de acusar a abertura de janelas, portas e gavetas
e também de revelar a presença de intrusos. Um item opcional é o sensor de fumaça.




SENSOR INFRAVERMELHOInstalado no muro, este sensor funciona como uma cerca virtual. Forma feixes infravermelhos ativos que, interrompidos, acionam uma sirene. Com feixe duplo, conforme a extensão do muro. Com feixe simples.







APARELHOS PROGRAMADOSA casa parece estar movimentada, mas são os temporizadores que, ajustados previamente, ligam e desligam os eletrodomésticos, como TVs e rádios.
ILUMINAÇÃO INTELIGENTE 
O holofote com sensor de presença se acende com a aproximação de alguém. Bom para muros e portões. 


CIRCUITO DE TV As melhores câmaras para circuitos fechados de TV são as de imagem com 380 linhas de resolução. O preço varia de 400 reais, em preto-e-branco, a 900 reais, em cores. Em ambientes externos, o ideal é uma lente com luminosidade auto-ajustável, para captar imagem a até 20 metros de distância.
SENSOR INDEPENDENTE 
Em apartamentos, o sensor infravermelho com teclado de controle não requer uma central à parte para ser ligado e desativado.






CERCA ELETRIFICADA 
Ela intimida o ladrão. São sessenta choques por minuto, tão fortes que o jogam longe.
VIDEOPORTEIRO 
É um interfone com câmara embutida, que mostra a imagem de quem está tocando a campainha. 
Nem sempre é preciso contratar uma empresa para montar o sistema de segurança de sua casa.
Há recursos de proteção simples e baratos que podem ser instalados com a ajuda de um eletricista.


Luz de emergência 30 leds bivolt autonomia até 8 horas recarregável.



Grande parte dos criminosos tem pouca experiência e menos de dezoito anos. Eles selecionam as vítimas ao acaso quando a oportunidade se apresenta. Muitos intrusos ganham entrada por uma porta destrancada ou janela, ou suplantando um inferior ou mal instalado dispositivo de trancamento. Muitos arrombamentos (furto qualificado) acontecem durante o dia, quando  as casas estão desocupadas. Porém, este tipo de delito à noite é o mais perigoso pois aumenta o risco de confrontação entre o proprietário da casa e o criminoso.
Se o criminoso souber que ele vai obter resultados semelhantes entrando em sua casa em vez da casa do seu vizinho e que a entrada vai requerer menos força e representar menos chance de ser preso, ele escolherá sua casa. 


 Faça sua casa parecer de difícil acesso para ele e você terá menos probabilidade de se tornar  uma vítima . Uma casa que parece permanentemente ocupada desencorajará a maioria dos criminosos nela interessados. 

No cotidiano

    
A presença de um bom cão de guarda ainda é fator desestimulante à ação de marginais.
Um sistema de alarme interligado é sempre eficaz.
Ao adentrar ou sair de sua garagem, observe o fechamento do portão eletrônico, pois os marginais se aproveitam para entrar sorrateiramente e posteriormente agir.
Ao retornar do trabalho ou das compras, observe antes nas proximidades e ao redor de sua casa. Se notar alguma coisa estranha, como luz acesa, portas ou janelas abertas ou algum sinal suspeito não adentre a casa e comunique-se com a polícia o mais rápido possível.

Ao sair de casa e seu retorno estiver previsto para a noite, deixe a casa devidamente iluminada.



Comunique a Polícia Militar, sobre qualquer pessoa com comportamento estranho, que esteja rondando sua residência ou empresa, sempre atento para as características que facilitarão sua localização pelos policiais militares, tais como: quanto a pessoa - cor, roupas, faixa etária, peso, se usa óculos ou barba, sinais particulares; quanto a veículo - marca, cor, placa, número de ocupantes e outros detalhes que facilitaram sua identificação, preste atenção, pois poderá ser assaltante.
Conheça os vizinhos, onde trabalham, seus atos, horários de saída e chegada, telefone, etc. Estabeleça um acordo mútuo com pelo menos dois deles no sentido de manter a residência sob vigilância, especialmente quando estiver fora. Mais informações a este respeito veja no capítulo.


Não deixe à vista das janelas objetos que despertem a atenção e dispersados no pátio de sua residência.
Muitos terrenos baldios com plantas e árvores podem servir para esconder marginais.
Estabeleça com as pessoas que moram  com você, se possível algum código, com  a utilização de algumas palavras, que lhe  permitirá tomar conhecimento de um fato que esteja ocorrendo em sua residência
Não deixe escadas ou outros objetos no quintal que facilitem o acesso ou saída de sua residência.
Não diga seu nome por telefone antes que a outra parte se identifique devidamente, tendo o cuidado de não dar informações ou pistas a pessoas mal intencionadas.
Não guarde dinheiro em casa.
Não permita que vendedores ambulantes ou pedintes adentrem na sua residência.
Oriente e treine os empregados e membros da família com estas normas.
Oriente sua empregada para que não comente com estranhos ou outros empregados os bens que a família possui, assim como hábitos da família.
Procure formar uma comissão de vigilância comunitária para que haja observação mútua de residências.
Procure, na medida do possível, manter-se informado dos locais em que se encontram os membros da família, dando-lhes, por outro lado, ciência de onde se encontra.
Quando mudar para uma casa nova, troque a fechadura das portas.
Recolha sempre suas roupas do varal durante o período noturno, principalmente quando possuir 


varais externos.
Tenha sempre a mão telefones úteis (polícia, bombeiros, hospitais, escolas, trabalho, clubes e outros locais habitualmente freqüentados pelos moradores de casa).
Utilizar equipamentos de segurança: muros, grades, cadeados, alarme, iluminação externa, vigias,, cães, etc., são prevenções interessantes.
Todo o dia antes de dormir ou sair de casa verifique se as portas, portões e janelas estão corretamente fechados.
Mantenha escadas, ferramentas e outros objetos que possam facilitar o trabalho do ladrão em local inacessível e peça para o seu vizinho fazer o mesmo.
Quanto ao seu jardim ou quintal observe o seguinte:
* O posicionamento cuidadoso de árvores e arbustos  pode  e deve ser utilizado em benefício da sua segurança;
* Árvore e arbustos volumosos não devem estar posicionados junto a janelas e/ou portas de modo que reduzam a visibilidade ou sirvam como esconderijo para um eventual criminoso;
* Verifique para que estas árvores e arbustos não projetem sombras que gerem também redução de visibilidade em pontos que possam servir como esconderijo, durante a noite;
* Se as árvores existentes  na calçada defronte a sua residência reduzirem a iluminação como exposto acima, solicite à Secretaria Municipal do Meio Ambiente a poda correspondente.
* Rosas, "coroas-de-Cristo" e outras plantas ou arbustos espinhosos podem também ser plantados junto a muros, grades, cercas ou janelas constituindo-se uma "dolorosa" barreira contra intrusos.
Coloque de forma bem visível o número de sua residência para que seja facilmente observável inclusive à noite para facilitar a sua localização em caso de emergência pela polícia.
Nunca deixe mensagens em sua porta. Elas podem ser vistas mesmo à distância e são um indicativo seguro de que não há ninguém em casa. 
Mantenha sempre a porta de sua garagem fechada, principalmente quanto seu carro não estiver lá. Estas quando abertas sempre induzem à idéia de que você está ausente.
Proteja seus cartões de crédito e talonários de cheque. Destrua cartões inúteis e outros que você não pretenda usar. Mantenha um registro de todos os cartões e se possível dos talões de cheque, para agilizar o seu cancelamento em caso de furto ou roubo. Mantenha talonário de cheque e cartões de crédito em um lugar seguro, mesmo quando você está em casa. O porta-luvas de seu carro, por exemplo não é um lugar seguro. É o primeiro lugar que os ladrões olham. 
Como norma geral de segurança residencial, já dissemos que não se deve guardar somas elevadas em casa. No entanto quando for inevitável lembre o seguinte:
* Um pequeno cofre, principalmente embutido, é um investimento excelente para a sua segurança e não é tão caro como possa parecer;
* Se um cofre não é interessante você pode ter o que se chama de quarto forte. O quarto forte é um cômodo da casa que tem sua estrutura e contenções mais reforçadas ( portas e janelas). Quando se ausentar por tempo prolongado de sua residência , odo o patrimônio de maior valor é guardado ali, e, neste caso, não só jóias e dinheiro, mas também eletrodomésticos
e outros objetos de maior interesse para ladrões;
Procure ter uma caixa de correio grande o bastante para o correio de um dia normal.
Tenha sempre uma extensão de telefone em seu quarto. Isto lhe permitirá acionar a Polícia Militar mais facilmente e de forma silenciosa.
Sempre que você deixar sua casa, tenha certeza de que estão trancadas todas as janelas e portas. Não tente relacionar a segurança de sua casa com a duração de tempo que você pretende estar fora. Uma saída planejada para durar cinco minutos pode acabar durando uma hora ou mais, e isso é um tempo excelente para qualquer ladrão. Há ainda o fato de que uma residência mal trancada seguida de um súbito ou breve retorno do seu proprietário pode gerar uma situação ainda mais perigosa :

 uma confrontação com um criminoso. Neste momento a surpresa será muito desagradável para ambos e poderá resultar numa reação violenta e impensada principalmente por parte do meliante.

São importantes também alguns cuidados ao se atender pessoas que batem à porta e insistentemente querem "apenas um minuto da sua atenção" ou mesmo "entrar apenas um pouquinho", pois isto é um estratagema freqüentemente utilizado por  criminosos, pois embora contrariadas as pessoas acabam aceitando tal acesso após alguma insistência:

* Todos fomos ensinados a sermos polidos, porém você deve compreender que por vezes é necessário um polido mas firme "NÃO".
* Controle a porta especialmente se você não tem porte físico para se defender. Coloque e use trancas nas portas, principalmente antes de atendê-la .
* Olhe através do olho mágico ou da janela para ver se realmente deve atender a porta;

* Não se engaje em uma conversa  que você não quer. Um polido "não, obrigado" e o fechamento da porta usualmente põe fim a ela.

* Mesmo que o visitante use um uniforme ou algo parecido e a visita não foi previamente acertada, peça a identificação. A identificação pode também ser forjada, assim esteja preparado para telefonar para a organização que ele representa para confirmar o propósito da visita. NÃO TELEFONE PARA O NÚMERO FORNECIDO POR ELE, procure você mesmo na lista telefônica.
* Seja previdente pedindo para ele retornar mais tarde se você não estiver seguro:
* Sempre seja cuidadoso com o fato de que quem bate à sua porta pode estar mantendo você em conversa enquanto um comparsa entra pela porta dos fundos. Lembre de manter sua porta dos fundos trancada para evitar isso.

* Confie no seu instinto, normalmente ele está correto.
* Em caso de dúvida chame a polícia. (190)
Lembre-se:
Autênticos profissionais não se importarão com a sua cautela.

Quando for viajar: Quando viajar, deixe as chaves da casa com um parente ou vizinho de confiança, para que ele acenda e apague as luzes diariamente. Deixar luzes acesas ininterruptamente é um indicativo de que não há ninguém em casa.

Ao viajar, avise seu vizinho e deixe seu telefone para recados, caso não possa deixar uma pessoa conhecida como caseiro. Freqüentemente ocorrem casos onde a casa após ser arrombada tem de permanecer dias sob a guarda da polícia até que se ache seus proprietários, trazendo grandes transtornos para todos.

Ao viajar, comunique o fato a pessoa de sua inteira confiança. Se a ausência for prolongada, cancele serviços, contratados e encomendas com uma semana de antecedência. Combine com vizinhos a coleta de correspondência, jornais  e das encomendas que não puderam ser canceladas.
Separe as chaves de sua casa do molho de chaves do carro quando for deixá-lo em um oficina ou posto para lavagem.
Não deixe as chaves da casa com trabalhadores;
Nunca deixe as chaves debaixo do capacho, dentro de um vaso ou debaixo de uma pedra. Um ladrão com a mínima experiência conhece todos os lugares  normalmente usados para esta finalidade.
Faça um pequeno inventário das coisas que possui. Se eventualmente sua residência for invadida isto ajudará muito a contabilizar as perdas e o registro de queixa correspondente. Após preenchê-lo mantenha-o em lugar seguro

Ter um cachorro pode melhorar a segurança de sua residência mas existem alguns detalhes importantes a serem observados:
* Um cão com um adestramento básico para segurança sempre será muito melhor do que um que apenas late;





* A presença do cão não elimina a necessidade de tomada de todas as medidas de segurança citadas;
* Cheque o comportamento do seu cão quanto a determinados artifícios usados por criminosos para anular a  ação dele na defesa de sua  residência:
·        Oferecer alimento envenenado (existe adestramento específico contra esta conduta);
·        Simplesmente abrir o portão e deixar que o cão saia ( este artifício tem servido até contra cães de aluguel treinados);
·        Jogar uma cadela no cio para dentro do seu quintal ou usá-la para atrair o cão para fora do seu quintal (mesmo que se tenha casal de cães, a segurança da casa estará diminuída).
Ter um caseiro de confiança, é ainda a melhor sugestão.
Sua porta é sua primeira linha de defesa. Por isso valem algumas recomendações com referência a elas:
* Você sempre deve poder ver quem está a sua porta. Se você não tem visualização deste ponto através de uma janela instale o um sistema de visão  externa à porta como um "olho mágico" ou similar. Não confie no sistema de engate de uma pequena corrente que permite abrir uma pequena abertura da porta. Normalmente sua resistência é bastante limitada. Jamais abra a porta sem saber quem está lá fora. Mesmo que a pessoa  esteja gritando por socorro ou apertando insistentemente e repetidamente a campainha, artifício freqüentemente usado por criminosos ao invadir uma residência. Lembre-se: sua porta só serve como dispositivo de segurança enquanto ela está fechada
* Portas de madeira são as mais comuns mas faça alguns testes com ela:
* Bata na porta e veja se ela soa "oca". Portas externas devem ser maciças e o mais reforçadas possível;
* Ela se ajusta perfeitamente na guarnição? Frestas maiores e portas empenadas sempre são mais fáceis de abrir;
* As fechaduras devem também ser o mais resistentes possível. As antigas fechaduras e as do tipo 


"de cilindro" são consideradas totalmente obsoletas e levam poucos segundos para serem abertas por um ladrão experimentado;
* Nunca pense que uma tranca ou cadeado a mais poderia ser exagero em sua porta. Todo o sistema de trancamento compra tempo a seu favor e o tempo trabalha contra os interesses do criminoso. Isto  pode significar a diferença entre sua residência ser ou não invadida.
* Se você  for construir ou reformar pense seriamente na qualidade de portas e fechaduras. Como já dissemos anteriormente, qualquer investimento em equipamentos e dispositivos de segurança é valido.
Quanto às dobradiças é importante lembrar:
* Elas são protegidas ou expostas para o lado de fora ?
* Os parafusos de fixação estão justos e bem apertados?
*  Elas tem algum sistema de proteção contra a remoção do pino ?  Neste caso pode-se adquirir fechaduras com um sistema que impede a remoção do pino (artifício este largamente utilizado por arrombadores). Se não você pode improvisar uma proteção deste tipo seguindo os passos a seguir(conforme  as ilustrações):

* Remova dois parafusos defronte um do outro de ambas as folhas de sua dobradiça (fig. 01);

 * Insira um pino (um prego sem cabeça por exemplo que fique firmemente fixo no buraco deixado pelos parafusos removidos de modo que permaneça para fora mais ou menos 10mm do pino (fig. 02).
* Faça isto em todas as dobradiças da porta. Assim quando a porta estiver fechada, mesmo que seja removido o pino da dobradiça ela não poderá ser removida.
Quanto às janelas  existem também alguns cuidados a serem tomados:
* Embora o vidro da janela freqüentemente seja uma barreira frágil, o barulho que a sua quebra provoca desestimula a ação do marginal. Não obstante, se a sua janela possui pequenas divisões próximas à fechadura dela o barulho provocado não será tão grande e isto poderá ser aproveitado pelo invasor;
* Existem inúmeras formas de se trancar uma janela e você deve sempre ter em mente que trancas sempre atrasam a ação do criminoso;
* Tome muito cuidado com janelas muito próximas de portas através das quais o criminoso pode alcançar a fechadura destas para abri-las;
* Um artifício freqüentemente utilizado pelos ladrões é remover a massa em torno do vidro e depois com um desentupidor de pia molhado removem o vidro sem provocar ruído;
* Sempre mantenha cortinas, persianas ou venezianas fechadas ao sair de casa, ou à noite quando for dormir, pois a visualização do interior de sua residência  poderá  despertar o interesse do criminoso por bens que você possui;
* Janelas do tipo vitrô, embora aparentemente tenham um vão muito pequeno para que possa por ele 


passar um adulto, tem sido suplantados  pelo fato de que freqüentemente marginais são pessoas de pequeno porte e franzinos ou trazem consigo crianças que acessando o interior da casa abrem portas ou janela por dentro;
* Evite deixar molhos de chave reserva de casa evite deixar das portas e janelas de sua casa. Após o criminoso ter invadido sua casa isto facilitará muito o  trabalho dele permitindo um acesso mais fácil a todo o seu patrimônio ali contido, bem como a possibilidade deste fazer  novas invasões no futuro;
* Se as janelas são de correr, certifique-se de que sua canaleta não é facilmente removível (principalmente se ela  for de madeira). Barras e pedaços de madeira  colocadas na sua canaleta são eficientes desde que cortadas no tamanho do vão livre da canaleta com a janela fechada. No entanto, lembrar que esta não deverá ser a única forma de segurança deste tipo de janela, pois é segura apenas de fora para dentro e desde que o criminoso não tenha uma forma de alcançá-la;
* Dependendo do tipo da janela de correr, um buraco atravessando a folha interna da janela e penetrando até a metade da folha externa, poderá servir também como tranca;
* Telas instaladas contra insetos podem ao mesmo tempo reforçar a segurança se forem metálicas e firmemente presas à porta ou janela protegida;
Sistemas de alarme embora mais custosos são também uma forma eficiente de segurança. Porém cabe lembra alguns aspectos importantes:
* A instalação de sistemas de alarme não elimina a necessidade de outras medidas de segurança como as aqui sugeridas;
* Mesmo após instalado o alarme, é preciso garantir que, na sua ausência, sempre que este for acionado, um vizinho próximo chame a polícia,  posto que muitos ladrões sabendo que a casa possui 


alarme, disparam-no propositadamente e aguardam para ver se alguém aparece para verificar, e quanto tempo demora nesta ação.
Também é importante lembrar da fonte de energia elétrica. Um corte de energia elétrica pode desativar não só o sistema de alarme como fontes de luz, aspectos fundamentais para a segurança. A correta proteção de caixas de luz e disjuntores é o primeiro passo para a solução deste problema. È muito comum se verem residências que apresentam uma caixa de luz com disjuntor exposto junto a portões os quais podem ser alcançados de fora do muro ou grade que as cercam. Outra medida seria a instalação de um sistema de luz auxiliar de emergência, através de baterias ou gerador movido por outro tipo de energia. Obviamente este dispositivo possui um custo mais elevado, mas as vantagens são compensadoras.
A boa iluminação trás como vantagens:
* Reduz o medo, encorajando um sentimento de segurança para a casa;
* A provisão de luz declara a presença de intrusos;
* Reduz as sombras eliminando eventuais encobrimentos de  invasores;
* Detém potenciais intrusos criando nestes um sentimento de incerteza.
Todos os locais onde você pára ou passa, quando chega em casa (na porta, o lugar onde você pára o carro momentaneamente ou definitivamente ao dia, corredores, renques de arbustos ou árvores saliências em muros e paredes que possam esconder alguém), devem estar iluminados;
Esteja atento também quando você chega em casa e constata que luzes externas  que deveriam estar acesas não estão. Pode ter sido um apagamento intencional gerado por um criminoso.
É também conveniente a instalação de sistema suplementares de luz que se acendam  quando você abrir portas ou portões ao chegar em casa.
Cercas eletrificadas têm sido citadas como fonte suplementar de segurança e, embora autorizadas em lei, merecem alguma atenção quanto aos seguintes aspectos:
* Deverão estar colocadas de forma que não sejam tocadas acidentalmente por pessoas inocentes por estarem muito baixas ou com fios soltos  ou ainda ao alcance de crianças, pois poderia haver responsabilidade penal se comprovado algum tipo de imprudência ou negligência na sua instalação e conservação;
* Invasores freqüentemente provocam curtos-circuitos nestas, jogando arames sobre tais cercas, o que geralmente gera o desligamento de disjuntores causando não só a desativação da cerca mas também de luzes e alarmes conectados à rede de alimentação;
* A adoção de tal dispositivo não elimina a  necessidade de medidas como as aqui expostas;
Um bom seguro tem sua utilidade, mas não confie totalmente nele para substituir o que um ladrão leva ou um vândalo destrói,  pois nenhuma casa pode ser restabelecida exatamente como era. O sentimento de segurança pode não ser reconstruído com ela. Por isso tome também todas as medidas ao seu alcance para garantir sua segurança dentro dela.


PROTEGENDO A CASA DE CAMPO OU DE PRAIA


A maioria das pessoas sonha em ter uma casa de campo ou de praia para se refazer do stress da vida urbana entrando em contato com a natureza e confraternizando com os amigos. Mas se o arquiteto ou seu cliente descuidarem da segurança o sonho pode virar pesadelo. A preocupação com segurança deve estar presente desde a escolha do terreno até a entrega da chave, o que manterá os custos dentro do razoável.
Um dos principais erros de proprietários de casa de campo ou de praia é negligenciar a questão da segurança. Pensar que naquele lugarzinho tão isolado ninguém vai querer assaltar sua casa é um enorme engano... pode até ser que na região não existam assaltantes perigosos, mas sempre haverá aqueles que vão “fazer supermercado” nas “casas dos ricos” da vizinhança, ou seja, a pessoa precisa de uma cama, televisor ou até de um botijão de gás e, ao invés de ir na loja, escolhe uma casa próxima, arromba, retira o que precisa e se vai, como se fosse a coisa mais natural do mundo. Às vezes, são roubos de pequeno valor mas é o suficiente para acabar com a tão buscada tranqüilidade.

Hoje as drogas estão por trás da maioria dos crimes violentos, e a droga está em todas as camadas da sociedade e em todas as cidades, grandes ou pequenas. Uma pessoa drogada torna-se violenta, sem consciência do que faz, é capaz de qualquer coisa para obter o dinheiro e manter seu vício. São estes alucinados que praticam os crimes mais hediondos nas casas de veraneio, para eles é preciso tomar cuidados especiais, como sistemas de alarme e cômodos invioláveis, conforme veremos adiante.

Medidas práticas

Muita gente pensa que o seu refúgio nas montanhas, tão “simplesinho”, nunca despertará a cobiça de alguém mas isto é mentira. Como dissemos acima, sempre existe gente necessitada e achando que pode tirar do outro aquilo que lhe falta.

Em termos práticos, as pessoas ainda teimam em construir imóveis sem qualquer tipo de segurança. Claro que não estamos propondo que se passe a construir fortalezas, mas existe um mínimo de cuidado que deve ser tomado.

Por exemplo, o imóvel deve prever caixilhos resistentes e se possível com boas grades externas e sistema de alarme e vigilância. No forro,nada de telha vã, deve ser de preferência de concreto e sem alçapão, é muito comum os bandidos entrarem pelo telhado se encontrarem dificuldade nas portas e janelas.

Outro detalhe: deixar o mínimo de equipamento nas áreas externas. Botijões de gás devem ser guardados em local bem fechado, o mesmo se diz de implementos e máquinas agrícolas, como tratores e cortadores de grama, e também de equipamentos esportivos. Estes devem ficar em local com o mesmo nível de segurança da casa, é comum os bandidos “depenarem” um sítio ou fazenda de todos os equipamentos.

Até os fios de energia elétrica são roubados, por isto nada de cabos aéreos indo da entrada de luz até a casa. É preciso embutir a tubulação, mesmo que saia mais caro é melhor do que chegar em casa na sexta-feira à noite e ter que passar o final de semana no escuro e sem telefone porque roubaram os fios...

Em que momento devemos começar a pensar em segurança?

É muito importante que a segurança seja pensada desde o início do projeto e não depois da casa pronta. Na verdade, deve-se pensar na segurança a partir da escolha e compra do terreno, verificando se a região é perigosa, se há muita incidência de roubos e como é o atendimento policial e de firmas de segurança na região. Alguns profissionais, em especial, devem ser consultados e participar da elaboração dos planos, entre estes o arquiteto, a polícia e o responsável pela firma de segurança do local.

A idéia é determinar os riscos e cuidados a serem tomados e, em função destes, se define as metragens, os equipamentos e instalações necessárias para abrigar a estrutura de segurança pensando em itens como, por exemplo, paredes, janelas e portas com blindagem balística e resistentes ao fogo além de sanitário, bebedouro e copa para os empregados e contratados, sem falar de toda a parafernália de eletrônica e informática.

Ponto importante é quanto ao pessoal que trabalhará na obra. Estes devem ser checados com cuidado, verificar se nas obras em que trabalharam houve assaltos. Isto porque um operário que trabalhou em uma casa conhece todos os detalhes desta e pode passar estas informações para os assaltantes. Durante a obra, tomar o maior cuidado quanto às chaves, deixar com o pessoal de obra apenas o necessário e, depois que o pessoal se for, trocar todas estas fechaduras. Uma boa providência alternativa é substituir as fechaduras fornecidas com as portas e janelas durante a obra por modelos baratinhos e só colocar os definitivos quando a construção estiver pronta.

Os custos para se fazer uma casa de veraneio segura são altos?

O conceito de caro ou barato é relativo. Se estivermos falando de “caro” no sentido de aumentar o custo da construção, a resposta é “sim”. Em que porcentagem? Difícil precisar pois varia de caso para caso, mas podemos afirmar que é bem menos do que se pode imaginar, desde que se pense na segurança a patir da compra do terreno e em cada uma das etapas seguintes. Roubos, assaltos e sequestros SÃO parte da nossa realidade, infelizmente.

Em termos genéricos, diria que uma casa com nível de segurança razoável tem o custo aumentado em menos de 5%, menos do que ganha, por exemplo, um corretor de imóveis, só que a segurança será desfrutada durante toda a vida útil da casa, enquanto que o corretor vira as costas e se vai...

Agora, se for para construir uma fortaleza inexpugnável, o custo vai para as alturas, o céu é o limite mas, se for assim, para que ter uma casa de campo?

Principais providências de projeto

O trabalho do arquiteto deve estar presente desde os primeiros momentos da vida de uma casa, na verdade, desde o “pré-natal” que seria a compra do terreno. Por exemplo, em condomínios fechados deve-se evitar lotes próximos aos muros de divisa ou que fiquem em ruas muito escondidas, os mais próximos às guaritas ou onde passa a ronda são mais seguros. Lotes de esquina costumam ser mais vulneráveis, por ter duas divisas de fácil acesso. Terrenos no topo de montanhas tendem a ser menos vulneráveis do que aqueles que ficam nas depressões -– aliás, isto os militares sabem há muitos milênios...
Estatística feita por empresa de segurança americana sobre os pontos mais comuns de arrombamento em uma residência rural. No Brasil se desconhece estatística confiável, mas o importante é prever a segurança em cada um destes pontos vulneráveis.


Definido o lote, começa a definição do projeto. Deve ser definido com precisão o que se espera da casa, quantas e que tipo de pessoas vai frequentá-la, como vão chegar (carro, ônibus, trem, a pé) e como vai ser a recepção destas pessoas. 

Deve-se definir também o chamado partido arquitetônico, onde se levantarão questões como a técnica construtiva (tijolos, blocos, drywall, pré-fabricados), clima (quente, seco, frio, neve), as condições físicas e topográficas do sítio, bem como seu entorno, sem esquecer das condições financeiras do empreendedor e da legislação regulamentadora. 

Este trabalho do arquiteto vai se refletir então num desenho da obra a ser executada, e neste projeto estarão consubstanciados diversas coisas como: 
• As janelas que estarão em altura acessível precisam ter sua segurança reforçada, usando vidros e caixilharia resistentes e, se necessário, com alarmes e segurança eletrônica. 
• Os locais de estacionamento de veículos dos moradores e dos visitantes devem ser planejados possibilitando que sejam fechados com cadeados ou correntes. 
• É bom prever também como será o estacionamento dos fornecedores e dos prestadores de serviço fixos e temporários, determinando onde será a área para carga e descarga de carros e caminhões. Se possível, os fornecedores de serviço e de materiais devem usar uma entrada especial, onde não se consiga divisar como é a casa, quem está lá ou conseguir qualquer outro tipo de informação que possa orientar um futuro assalto. 
• Não usar materiais frágeis nas paredes e no teto, que facilitem o arrombamento. 
• Se possível, prever a existência de uma área de segurança máxima. Também chamado de “quarto do pânico” é um cômodo, que pode ser um quarto ou sala, que seja praticamente inexpugnável. Este cômodo deve ser muito difícil de abrir por fora, com portas e janelas à prova de bala, com ventilação permanente com o exterior de maneira que impeça sua interrupção. Este cômodo deve ter comunicação à bateria e que que permita à pessoa que estiver dentro manter sua segurança pessoal enquanto telefona ou acessa a internet para pedir auxílio. Este mesmo cômodo pode ser usado para guardar os objetos mais roubados nas casas isoladas, entre estes os eletrodomésticos como televisão, som e microondas. 

Equipamentos de segurança 

Os crimes mais comuns nas casas de campo são o arrombamento e a invasão, esta última geralmente seguida de seqüestro, cárcere privado e extorsão mediante violência. É preciso, pois, prever equipamentos de segurança para ambas as situações. 

O arrombamento acontece quando a casa está vazia, assim é preciso prever, na área externa, muros e portões seguros, sem esquecer dos sistemas de vigilância e alarme. Na casa propriamente dita a idéia é dificultar o acesso e, se o arrombamento for efetuado, ter sistemas que avisem a segurança ou, na pior das hipóteses, os vizinhos. Forros e caixilharia devem ser seguros, aconselha-se dividir a casa em secções através de portões de ferro tão seguros quanto os externos, para que se houver uma invasão os bandidos não consigam se locomover a vontade. É conveniente ter alarmes, de mais de um tipo, e câmaras de vigilância automatizadas e alimentadas à bateria, para avisar que o imóvel foi invadido. 

No caso de invasão, ou seja, dos bandidos entrarem enquanto a casa está ocupada, é preciso dois tipos de cuidado: preventivo e corretivo. 

preventivo é similar ao que dissemos acima, ou seja, o imóvel de ter muros e portões seguros, com alarme e vigilância. A parte externa não deve ter pontos cegos ou que formem esconderijos. 

Se mesmo assim os bandidos entrarem, passamos às medidas corretivas. É preciso ter alarmes escondidos e silenciosos, assim como aparelhos de celular escondidos igualmente em pontos estratégicos como banheiro e nos dormitórios, pois são nestas áreas que os criminosos costumam prender suas vítimas. É conveniente ter em um ou mais pontos estratégicos botões de alarme ligados à alguma firma de segurança ou, na pior das hipóteses, a um ou mais vizinhos, que alertados poderão chamar a polícia. Pode ser combinado um alarme entre os vizinhos, se alguém tocar a campainha os outros saberão que está havendo algum problema e fazer o que for preciso, é segurança para todos. 

Paisagismo e a segurança 
Exemplo de casa de campo grande e bonita, porém insegura quanto ao paisagismo. Há muitos pontos cegos, vários esconderijos e não se consegue facilmente divisar os arredores. Neste caso, teria que ser gasto muito dinheiro com vigilância.
O paisagismo também influi na segurança, pois não deve fornecer áreas onde o marginal possa se esconder para vigiar a casa sem ser percebido. Para tanto, o paisagista deve determinar o tipo de vegetação, sua altura e localização evitando que as plantas façam sombra ou permitam a alguém se esconder nelas. 

As plantas não devem interferir com o circuito fechado de televisão -- mesmo que não haja um, deve ser prevista sua instalação). A iluminação externa também deve ser analisada em relação ao paisagismo e à segurança. Uma área ao redor da casa -- algo como 50 metros de raio -- deve ser disposta de forma que permita ser inspecionada visualmente a partir de dentro da casa. 

Terrenos muito grandes devem ser inspecionados com câmeras de vigilância. Parece coisa dos filmes de James Bond, mas é a infeliz verdade para este Brasil atual. Hoje existem câmeras de segurança que detectam movimentos suspeitos e avisam o proprietário ou a segurança, é uma segurança adicional e uma grande tranquilidade, evita que a família seja pega de surpresa. 

Outra coisa que não é do paisagismo em si, mas está ligado à ele, é quanto à manutenção. Uma casa de campo deve utilizar espécies de fácil manutenção, quanto menos melhor, pois menos gente precisará ser contratada. Estes serviços eventuais são uma brecha na segurança, aquele senhor tão gentil que veio podar as árvores pode atuar como um espião que repassará para outros informações privilegiadas sobre o imóvel e os hábitos dos proprietários. 

Mas, então, a segurança impede que se usufrua da beleza, conforto e liberdade visual? 

Num imóvel bem planejado nada se perde em termos do que se espera de uma casa de veraneio. Mas é óbvio que aqueles tempos antigos, onde se podia ir para uma cidade do interior, para o carro com as portas abertas na praça principal com chave definitivamente não existe mais. 

Hoje a segurança está na mente de todos, no caso de uma casa de veraneio, a segurança deve ser preocupação desde a hora em que a pessoa sai de casa, pega a estrada e chega à sua casa de campo, até o momento em que retorna ao seu lar, são e salvo. Infelizmente, este é o quadro. 

Assim, é um grande engano uma pessoa pensar que vai para o interior descansar em sua casa de campo sem se preocupar com a segurança. É preciso, sim, tomar as medidas necessárias, e a casa deve fornecer a infra-estrutura para estas medidas. 

A boa notícia é que, se a casa tiver uma infraestrutura básica de segurança e o proprietário seguir uma rotina segura, os riscos serão minimizados e ele poderá usufruir normalmente da beleza do campo, com todo conforto, num lugar bonito e agradável, em contato com a natureza. 

O principal é ter um arquiteto trabalhando no caso desde a compra do terreno até a entrega das chaves. O Arquiteto é o profissional encarregado de dar as soluções estéticas para os problemas práticos. O que costuma ficar feio nas casas de campo, em relação à segurança, são as soluções adotadas depois do imóvel pronto. Por exemplo, uma grade colocada sobre um caixilho de madeira é muito mais feio do que um caixilho de ferro, já desenhado para fornecer segurança com beleza, ou então uma porta de ferro feita as pressas colocada na porta da cozinha pois foi por lá que os bandidos entraram no último assalto. 

Quanto às áreas externas, a questão da segurança não se limite às paredes da casa, pelo contrário, deve atingir todo o terreno em volta e também o bairro e/ou condomínio onde o imóvel está localizado. As defesas e controles devem ser colocados nos limites do terreno, controlando o acesso, é algo como pensar no terreno como um todo como se ele fosse a casa de campo, e não apenas a área coberta. 

Isto custa mais caro? Evidentemente que sim, mas é o preço que pagamos pela insegurança pública. Mas a enorme demanda trouxe o preço dos equipamentos eletrônicos para baixo, hoje é muito barato (em relação ao preço do imóvel) um sistema com câmaras e monitoramento automático, e se o projeto arquitetônico previu muros e portões suficientemente seguros este conjunto com certeza vai dificultar a ação dos bandidos que provavelmente vão procurar algum lugar mais aberto e fácil para agir. 

O lado ruim desta parafernália é que pode acontecer justamente o contrário, ou seja, os bandidos verão todo aquele cuidado e pensarão que a família deve ser rica, vamos planejar melhor este assalto e fazê-lo como se deve... 

Arquitetos, coragem ao enfrentar o assunto segurança! 

Os arquitetos e paisagistas fazem parte da sociedade como um todo, e todos nós estamos acompanhando pelos meios de comunicação a escalada crescente da violência, é difícil algum brasileiro que não conheça alguém que tenha sido assaltado ou vítima de violência, seja nos grandes centros, seja naquela bucólica cidadezinha no meio das montanhas. A crise de segurança no Brasil é, antes de tudo, moral, grande parte da população na miséria e, pior, sem perspectiva de vida, nada a perder, sem medo algum de ser preso ou processado. 

Assim, claro que os arquitetos, paisagistas e construtores estão, sim, preocupados com a segurança. O que varia é o nível de instrumentação que cada um tem para cuidar do caso, pois a tecnologia evolui a cada dia e é preciso manter-se atualizado com o andamento das coisas. 

O arquiteto pode e deve oferecer ao cliente muitas opções entre segurança, beleza, conforto e custos mas, no final, quem decide as prioridades e desejos é o cliente. E muitas vezes o assunto segurança em casa de campo, tira o encanto, a paz e o sonho e por isso o cliente não tem vontade de ouvir. 

Quem está no ramo da arquitetura sabe como é difícil conquistar e manter a clientela, por isto alguns profissionais evitam discutir muito o assunto segurança com seus clientes, temendo que uma conversa tão agradável quanto a construção de uma casa para lazer descambe para uma discussão sobre os últimos assaltos e a adoção de medidas de segurança. Mas é preciso que se discuta estes temas, sim, por mais dolorosos que possam ser para todos, afinal, é uma questão do Brasil atual, e não deste ou daquele profissional.

Via: Forum da Construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia