sábado, 28 de julho de 2012

UM HOTEL NA ROCHA


Hotel dentro da rocha


Quando um local é conhecido por suas belezas e atrativos naturais, é fundamental que se valorizem esses aspectos. Wadi Rum, na Jordânia, sempre foi um destino conhecido de alpinistas e viajantes em busca dos safáris a camelo e cavalo, em virtude do seu relevo desértico e montanhoso característico, de formações rochosas. Justamente para manter esse apelo e satisfazer a necessidade de acomodações que recebam bem os turistas, um hotel de luxo inteiramente construído dentro de uma montanha. 
Com término previsto para 2014, a grande preocupação dos arquitetos está em manter e valorizar a identidade de Wadi Rum. Todos os quartos do resort serão edificados por dentro dos penhascos de arenito, aproveitando todas as estruturas e desenhos da rocha. O design imerge no conceito de se estar cercado pela natureza. As janelas, por exemplo, parecem buracos no meio da montanha. 

Muitos ambientes serão montados com terra batida, cimento e areia vermelha (típica do local), para explorar o máximo das características naturais únicas do deserto e agregar toda a cultura do lugar, mas instalando acomodações do mais alto padrão. Ao entrar no hotel, o cenário muda completamente e o resort se transforma em um 5 estrelas. A ideia é possibilitar uma experiência revolucionária para os visitantes, com visual aparentemente minimalista por fora, mas sem se esquecer do requinte e conforto interno. 

O projeto prevê por volta de 80 mil m² de área e todos os procedimentos para reduzir o impacto ambiental que a obra causaria, como incentivo à ventilação natural através de correntes de vento, aproveitamento do caráter de resfriamento das rochas para os grandes ambientes e mobilizações para diminuir ao máximo o consumo de energia elétrica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia