sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PINTANDO O ''7'' NA PORCELANA

ceramica-final
Esse porco-espinho da foto é uma saboneteira de porcelana. Quando comprei, achei que faltava alguma coisa. O formato era bem diferente, mas achei muito sem graça do jeito que veio. Peguei minhas canetas, inventei uma estampa e mudei o visual. Vou ensinar como fiz. A técnica vale para canecas, xícaras, pratos e outros ítens do seu “aparelho de jantar 48 peças para 6 pessoas” :-)
ceramica-materiais ceramica-branca
Você vai precisar de:
. Desenho ou estampa
. Papel sulfite
. Papel-carbono
. Lápis
. Caneta :CREATIVE MARKER da Compactor*
. Objeto em porcelana ou cerâmica branca
. Forno
Vamos ao passo-a-passo!
ceramica-lapis ceramica-caneta-cd
1. Faça um desenho ou uma estampa em um papel, já no tamanho certo para aplicar na peça.
2. Com o papel-carbono, passe o desenho para o objeto de porcelana. Eu pulei esta etapa e desenhei livre a lápis na própria peça. Nesta etapa, se você não gostar do resultado, é fácil de refazer o desenho. Quando estiver segura do “preview”, passe para as próximas etapas.
3. Agora é quase definitivo! Com a caneta, passe o desenho a limpo.
4. Para fixar a tinta, deixe a peça decorada no forno à 160º celsius por 90 minutos.
ceramica-renda ceramica-detalhes
Aqui vocês podem ter uma visão geral de como ficou o meu porco-espinho. Ah… e ele ainda ganhou olhos fechados e um focinho. E deixo aí embaixo o desenho/molde da “renda” para quem quiser se inspirar.
ceramica-bordado
Dicas finais:
* A caneta Creative Marker é feita com tinta à base de água, de uso doméstico, para decoração e pintura de porcelana e cerâmica. Depois de fixada, a peça é resistente à lavagem.
* No Brasil, você encontra em lojas de material de artesanato. A CASA DA ARTE vende para todo o país pelo site e por televendas.
* Na Europa, a Pebeo produz esse tipo de caneta. Tem a venda na Panduro
* Este tutorial foi feito comcaneta permanente, aquelas para escrever em CDs. O problema dela é a fixação é baixa, não resiste ao manuseio e lavagem. Mas para usar a peça apenas para decoração, tudo bem.
* A recomendação é usar a tinta especial para pintura.
Via: Também no Superziper



Creative MarkerDeixe a criatividade tomar conta de você.

A opção ideal para personalizar porcelanas. Transforma qualquer objeto simples em um grande presente. A tinta possui baixo odor e é resistente ao uso constante e à lavagem. Para garantir a fixação, deixe a peça decorada no forno à 160ºC por 90 minutos. É importante também que o marcador seja utilizado em porcelana. Não garantimos sua fixação em peças que imitem porcelana, vitrificados em geral, louças, cerâmica etc.
  • Cargas: Azul / Vermelha / Prata / Verde / Violeta / Preta / Marrom / Amarela / Laranja / Ouro / Azul Claro / Rosa
  • Linha: Linha Hobby

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia