quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

COMO- SESSÃO COMO: ACABAR COM AS TERRÍVEIS BOLHAS NOS PÉS


O verão está por aqui nos trópicos e nada mais certo que o aumento das atividades ao ar livre, que geram a transpiração e consequentemente os resultados de tudo isso são pequenos incômodos. 

                      calos e bolhas
Quem pratica esportes já sofreu ao menos uma vez com bolhas ou calos nos pés ou nas mãos. A fricção contra o tênis e o atrito entre os dedos são as principais causas desses doloridos incômodos. Marcos Bonassi, dermatologista (SP), explica a diferença e o que fazer.

Bolha

O que é: descolamento da epiderme após um trauma mecânico (atrito) ou físico (queimadura por calor ou frio).
Como evitar: use meias grossas com tecidos respiráveis, feitas de fibras naturais. Às vezes, as bolhas aparecem entre os dedos dos pés, dependendo do formato dos dedos e da pisada da pessoa. Utilizar um tênis adequado também ajuda a reduzir o risco. No início, a bolha é dolorosa.
Como tratar: reduza a atividade física que está causando o atrito. Entre 24 e 48 horas, a pessoa pode furar a bolha, com agulha esterilizada, e envolver a região com umcurativo macio, tipo gaze ou algodão. Mantenha o local limpo e, no banho, utilize sabonete normal. Você pode fazer compressas de água boricada ou banhos de permanganato de potássio.

Calo

O que é: espessamento da epiderme, com o objetivo de proteger a pele. Aparece em regiões de atrito constante e repetido.
Como evitar: tente reduzir ao máximo o atrito. Às vezes, o início da calosidade é uma bolha que com o atrito repetido se torna espessa. Já existem protetores de calo que minimizam o problema. Para quem pratica musculação, recomenda-se o uso de luvas apropriadas e de um creme esfoliante.Como tratar: não lixe exageradamente a região. Para calosidades nos calcanhares, aplique cremes hidratantes no local. O jeito que a pessoa anda influencia muito no aparecimento dos calos. Quem anda marchando, por exemplo, é mais suscetível ao problema. O jeito correto de caminhar é apoiar o pé por inteiro no chão, nesta sequência: calcanhar, planta e dedos.
                      bolhas, pode ou nao estourar?

Afinal, pode ou não pode estourar as bolhas?

Não, porque isso aumenta o risco de infecção. 
As bolhas são um acúmulo de líquido localizado entre as camadas da pele. Elas podem surgir como consequência detraumatismos, como umsapato apertado, por exemplo, além dequeimaduras e consequência de doenças, como infecções bacterianas.
No caso das bolhas traumáticas, deve-se protegê-las com lã (meia) curativo. Seria bom também evitar os calçados, se for o caso, para que não haja reincidência. Em caso de queimaduras, existempomadas específicasaplicadas após limpeza abundante. Quando causadas por bactérias, o médico prescreve o antibióticoadequado.
*dúvida respondida pelo dermatologista Murilo Drummond, professor titular do Instituto de Pós-graduação Médica Carlos Chagas (RJ
Via: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia