segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

GAUDÍ


Antoni Placid Gaudí i Cornet (Reus ou Riudoms, 25 de junho de 1852 — Barcelona, 10 de junho de 1926) foi um arquitecto catalão, um dos símbolos da cidade de Barcelona, onde se educou e passou grande parte da vida. Aparece como um arquitecto de novas concepções plásticas ligado ao modernismo catalão (a variante local da art nouveau).


Mosaicos De Gaudí
Apesar das formas orgânicas terem sido sua maior fonte de inspiração, Gaudí também buscou estímulos na arte gótica, nos livros medievais e na arte árabe. As primeiras obras de Gaudí são as mais influenciadas pelo estilo mourisco, sendo o mosaico um elemento bastante frequente na sua decoração de ambientes internos e fachadas. Suas principais realizações foram: A Casa Vicens, Palácio Guell, Parque Guell, Casa Batlô, Casa Milá, Palácio de Astroga, Casa de Los Boines.




A Cripta da Colónia Güell (1898-1917) fica situada no meio do bairro operário Santa Coloma de Cervelló, a sul de Barcelona, Espanha. Fundado por Eusebi Güell em 1898, vê-se ainda hoje apenas a parte que normalmente não se vê nas igrejas: a cripta. Mas este fragmento é de tal maneira genial que pode ser considerado uma das obras-primas de Gaudí.

A Casa Batlló é um edifício, situado no nº 43 do Paseo de Grácia, na chamada Ilha da Discórdia, num bairro modernista da cidade de Barcelona. Foi construída no período 1875 a 1877.

A Casa Calvet é um edifício desenhado por Antoni Gaudí situado na cidade de Barcelona, Espanha.
O edifício, de cinco andares, situa-se no número 48 da Rua Casp, no Eixample de Barcelona. Construiu-se entre 1898 e 1900, contando Gaudí com a colaboração de Francesc Berenguer, Joan Rubió e Juli Batllevell.

O Palácio Episcopal de Astorga é um edifício projetado pelo arquiteto espanhol Antoni Gaudí, ao estilo do modernismo catalão. Está situado na cidade de Astorga, a uma distância relativamente curta de Leão, onde se encontra a Casa Botines. A construção foi executada entre 1889 e 1913.

O Colégio Teresiano ou Colégio das Teresianas é um edifício da autoria do arquiteto modernista Antoni Gaudí, construído entre 1888 e 1889.[1] Situado na antiga localidade de Sant Gervasi de Cassoles (atualmente incorporada no distrito de Sarrià-Sant Gervasi de Barcelona), foi encomendado pelo padre Enric d'Ossó i Cervelló para alojar um colégio e o convento da Companhia de Santa Teresa de Jesus, que ele próprio havia fundado.[2] Em 1969, foi nomeado Monumento Histórico Artístico de Espanha.

O Palau Güell (em português Palácio Guëll) é um palácio localizado na cidade de Barcelona, Espanha. Construído entre 1885 e 1889, foi desenhado por Antoni Gaudí para Eusebi Güell, seu principal cliente e mecenas.


El Capricho é um edifício projectado em 1883 pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí e construído sob a direção do arquiteto Cascante Colom em Comillas, Cantábria.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia