quarta-feira, 19 de junho de 2013

Quiche de palmito com presunto


Ingredientes

para a massa:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 4 colheres de sopa de margarina (com sal)
- 1 ovo
- 1/2 xícara de leite

para o recheio:
- 350g de palmito em conserva picado
- 1 cebola pequena cortada em cubos
- 1/2 xícara de chá de ervilhas (frescas, se possível)
- 1 xícara de tomates sweet grape fatiados
- 100g de presunto cortado em fatias finas
- 1 dente de alho
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- sal e pimenta do reino à gosto

para o creme:
- 300ml de creme de leite
- 3 ovos
- 30g de queijo parmesão ralado


O primeiro passo (muito fácil!) é preparar a massa. Basta colocar todos os ingredientes em uma tigela e mexer até formar uma massa homogênea. Nem precisa mexer com a mão (rá!) e talvez nem seja necessário esse leite todo. Eu acabei usando menos da metade da xícara e achei a consistência ótima. Fica meio pastoso, e assim fica mais fácil distribuir a massa pelo fundo e pelas laterais de uma fôrma com fundo removível, ou uma fôrma própria para quiche, como essa abaixo. Depois de pronto, reserve e vá para o próximo passo!

Numa panela, refogue o alho e a cebola no azeite, até que fiquem transparentes. Depois acrescente o palmito, deixe refogar por aproximadamente 2 minutos e adicione as ervilhas e os tomates. Tempere com sal e pimenta, refogue por 1 minuto, desligue o fogo e reserve.

Em um terceiro recipiente, junte o creme de leite, o queijo parmesão ralado, os ovos e mexa até que a mistura fique homogênea. Acrescente sal se achar necessário - eu não adicionei sal nessa parte, nem na massa. Na hora de montar, primeiro o recheio, depois o presunto, o creme e pronto. Forno por 30 minutos, ou até dourar.

Não tem erro e você pode mudar o recheio pro que quiser. Já estou aqui pensando em palmito com abobrinha, abobrinha com cogumelos, brie com damasco... ai, ai, ai! Serve com saladinha e pronto, todo mundo vai amar!
By: Michele Navega

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia