terça-feira, 25 de março de 2014

Os dez litorais mais surpreendentes do mundo

O outono já está dando as caras no hemisfério Sul, mas é possível aproveitar dias ensolarados em diversos lugares do mundo. O Minube, rede social de viajantes, elaborou uma lista de praias nada populares, e com elas, falésias espetaculares para explorar e se encantar.
A partir das baías mágicas do sudeste da Ásia até as acidentadas costas vermelhas do Norte de África, o Minube selecionou os dez litorais mais surpreendentes do mundo.
 1 – THE TWELVE APOSTLES, AUSTRÁLIA
Naxos/Minube
Naxos/Minube
Veja mais fotos de The Twelve Apostles
Os Doze Apóstolos, é sem dúvida uma das mais impressionantes formações australianas, localizada ao longo do Great Ocean Road, no Port Campbell National Park de Victoria. Um lugar imperdível e que merece ser visto enquanto ainda é possível, já que as ações implacáveis do vento e das ondas estão desgastando pouco a pouco estas imponentes pedras de calcário. Na última década o efeito erosivo destruiu um desses pilares de 50 metros de altura.
 2 – LEGZIRA, MARROCOS
Zakaria Ait Wakrim/Minube
Zakaria Ait Wakrim/Minube
Veja mais fotos do Marrocos
Para os viajantes que procuram fugir das regiões mais turísticas de Agadir em busca de algo mais selvagem, não é preciso se distanciar muito. Em Legzira, se encontram os arcos naturais, que parecem que foram esculpidos pelo homem.  Apesar de sua beleza única, essa região atrai poucos visitantes.
 3 – CABO BRANCO, MAURITÂNIA
Miguel R. Fernandez
Miguel R. Fernandez
Veja mais fotos de Cabo Branco, na Mauritânia
A península de Cabo Branco (conhecida na região como Ras Nouadhibou) atraiu o interesse dos exploradores europeus durante centenas de anos, e agora é um destino para viajantes aventureiros que procuram algo realmente diferente e fora do trajeto da maioria dos turistas. O trecho da costa é mais famoso por ser o “lar” da única colônia focas-monge do mundo, uma espécie ameaçada de extinção, mas também é conhecido por suas falésias imponentes e areias vermelhas surreais.
 4 – LOS GIGANTES, ESPANHA
Zu Sanchez
Zu Sanchez
Veja mais fotos de Los Gigantes, em Tenerife
Em plenas Ilhas Canárias se nota desde longe, e em destaque, “Os Gigantes”, que embeleza a paisagem de Tenerife. Além das enormes falésias erguidas que formam um paredão, com seus picos irregulares, as praias de areia negra e águas azul-turquesa também contribuem para o esplendor visual dos Los Gigantes.
 5 – PENHASCOS DE MOHER, IRLANDA
David P. Payá
David P. Payá
Veja mais fotos dos penhascos de Moher
Um dos maiores penhascos à beira-mar, com quase 119 metros de altura. ‘Cliffs of Moher’ estão também entre os mais famosos, e com razão. É lar de inúmeras espécies de aves, cavernas submarinas, e formações naturais simplesmente grandiosas, os penhascos de Moher é um favorito entre os moradores e viajantes, e os visitantes podem explorar a extensão da costa através de uma trilha no topo da falésia.
 6 – CIDADE DO CABO, ÁFRICA DO SUL
Marita A
Marita A
Veja mais fotos da Cidade do Cabo
A localização privilegiada de Cidade do Cabo, na intersecção de montanhas, vales e mar proporciona um dos litorais mais impressionantes. Enquanto a área metropolitana, onde se pode encontrar mais de 70 picos e as melhores vistas, proporcionadas pelo Table Mountain, um pico ao lado do oceano que permite que os viajantes mergulhem nas águas do Atlântico Sul, a cidade, e os intermináveis segmentos rochosos da zona, é um vislumbre.
 7 – HA LONG BAY, VIETNÃ
Leo Cediel
Leo Cediel
Veja mais fotos de Ha Long Bay
Ha Long Bay é uma das maravilhas reconhecida pela Unesco; com mais de 3.000 ilhas caprichosamente salientes e fora das tranquilas águas verdes. Além do esplendoroso visual, Ha Long Bay conta com inúmeras cavernas, e muitas oferecem vistas privilegiadas das ilhas vizinhas. A melhor forma de explorar completamente os cantos e recantos desta costa é comprar um ticket-passeio para os barcos turísticos para conhecer os pontos-chave na baía.
8 – KRABI, TAILÂNDIA
Miriam Y. Fernandez
Miriam Y. Fernandez
Veja mais fotos de Krabi, na Tailândia
A região de Krabi é um destino requisitado entre os mochileiros e demais viajantes, atraídos pelas praias paradisíacas formações únicas. Enquanto alguns viajantes preferem apostar por se desligar do turismo de massa nas principais cidades de veraneio da região, a opção é aproveitar das dezenas de ilhas menos conhecidas como Ko Lanta ou Koh Yao Noi, que ainda oferecem praias tranquilas e vistas fascinantes.
9 – CANOA QUEBRADA, BRASIL
Cristiane Marques
Cristiane Marques
Veja mais fotos de Canoa Quebrada, no Ceará
As montanhas, fonte da matéria-prima da “areia colorida” utilizada para os famosos souvenires de desenhos feitos com areia, são consideradas umas das maravilhas do litoral brasileiro, localizada no município de Aracati, no Ceará. Com 30 metros de altura e uma extensão que chegou a ser de quase 500 m, tem uma beleza diferente por suas cores. Além da composição montanhosa, os visitantes podem passar entre as cavernas formadas pela ação erosiva. As vistas são simplesmente incríveis. Tanto é que já foi cenário de dois filmes.
 10 – COSTA AMALFITANA, ITÁLIA
Chaimae
Chaimae
Veja mais fotos da Costa Amalfitana
 A Costa Amalfitana não está em um lugar afastado da cidade, com apenas um passeio pela zona que liga Sorrento e Salerno já é possível ver todo o penhasco. Esta área costeira protegida pela Unesco possui falésias à beira-mar que dividem espaço com povoados, oliveiras e limoeiros, e proporcionam uma das vistas mais bonitas e românticas da Itália.
Via: Minube/Catraca LIVRE