sexta-feira, 22 de abril de 2016

Método 1 de 3: Sobrepondo imagens rapidamente







  1. 1
    Utilize esse método para juntar diversas fotos em uma única imagem de modo rápido e fácil. Essa técnica não funcionará para trabalhos de manipulação convincentes, mas pode ser o que você procura para decorar um cartão de Natal ou outra criação amadora que não precise de muito trabalho.
    • Para melhores resultados, baixe um software de manipulação de imagens gratuito como GIMP, Paint.NET ou Pixlr. Se você possuir softwares profissionais como Photoshop ou Paint Shop Pro, utilize-os, mas não é necessário comprá-los para isso.
    • Como esse método requer apenas algumas ferramentas, você também pode utilizá-lo com softwares simples que não foram mencionados acima, como o Microsoft Paint. Entretanto, ele não possui a ferramenta de suavização de seleção, que criará um resultado mais atraente, e nem a funcionalidade de camadas, o que aumentará as chances de você estragar a imagem.
  2. 2
    Abra a imagem que ficará subposta no software de edição clicando emArquivo → Abrir.
    • Clique em Arquivo → Salvar Como para salvar a imagem em um novo arquivo caso queira manter a versão original. Também é possível fazer isso mais tarde, mas é melhor se prevenir.
  3. 3
    Abra a imagem que deseja colar sobre o fundo. Você transferirá partes dela e as colocará sobre a imagem de fundo. Utilize o mesmo programa para abrir a segunda imagem em uma nova janela. Clique em Arquivo → Salvar Como para evitar alterar o arquivo original.
  4. 4
    Selecione a ferramenta de seleção circular. Ela normalmente fica localizada no topo painel de ferramentas do lado esquerdo do programa e é representada por um círculo ou oval.
    • Você pode passar o cursor do mouse sobre uma ferramenta para visualizar o nome dela antes de selecioná-la. A ferramenta pode estar identificada por "Seleção Elíptica", "Seleção de Elipse" ou algo do tipo.
    • Se não encontrar a ferramenta, você também pode utilizar a "Seleção de Laço" ou "Seleção Retangular".
  5. 5
    Clique e arraste o cursor sobre a porção da imagem que deseja transferir.Arraste em volta da pessoa, do animal ou de qualquer outro item que deseje inserir sobre um plano de fundo diferente. Tente encontrar uma seleção que pareça atraente, centralizando o item e sem incluir objetos estranhos (como o braço de alguém sendo cortado no lado).
    • A maioria dos softwares de manipulação de imagem possui o comandoInverter Seleção, que seleciona tudo exceto a seleção atual. Isso é útil para visualizar sua seleção. Pressione Ctrl + Shift + I (ou command +Shift + I em um Mac) para inverter a seleção. Clique então em Editar→ Cortar para remover tudo menos a imagem que será transferida. Clique em Editar → Desfazer se desejar alterar a seleção.
    • Se nenhuma seleção o agradar, experimente seguir os passos do método "Sobrepondo uma imagem detalhada."
  6. Imagem intitulada Overlay Pictures Step 6Bullet1
    6
    Suavize as bordas da seleção (opcional). A imagem resultante pode possuir bordas rígidas ou estranhas, o que torna o resultado final obviamente manipulado ou bizarro. Você pode ajustar isso utilizando as configurações de suavização de borda, mas saiba que o modo de acessá-las é diferente em cada um dos programas:
    • No Photoshop, clique com o botão direito na seleção e clique em "Feather" (Suavizar).
    • No Gimp, clique em Seleção → Suavizar.
    • No Paint.NET, você precisará baixar o plugin de suavização e executá-lo através do menu de plugins.
    • No Pixlr ou Paint Shop Pro, clique na ferramenta de seleção e altere a suavização antes de criar a seleção.
    • Em qualquer programa deve haver uma opção numérica para determinar a potência do efeito de suavização, medida em pixels. Comece com 1 ou 2 pixels para não perder detalhes finos.
  7. 7
    Após encontrar uma seleção que o agrade, copie-a e cole-a sobre a imagem de fundo. Você pode fazer isso utilizando os comandos Editar → Copiar eEditar → Colar, certificando-se de selecionar a imagem de fundo antes de colar.
    • Se tudo menos a seleção for copiado, utilize o comando Inverter Seleçãonovamente para retornar para a seleção original.
  8. 8
    Reposicione e redimensione a imagem. Com a ferramenta "Mover", que se parece com um cursor de um mouse, clique e arraste a imagem sobreposta até a posição desejada. Se precisa alterar o tamanho dela, siga esses passos:
    • Clique em Arquivo → Transformar (ou pressione Ctrl + T) para transformar a imagem.
    • Uma caixa deve aparecer ao redor da imagem; clique e arraste as laterais e os cantos para alterar seu tamanho e forma. Para manter as proporções originais, segure a tecla Shift enquanto clica e arrasta um dos cantos.
    • Se a imagem errada for movida, certifique-se de que a camada certa está selecionada clicando em Visualização → Camadas ou Janela →Camadas, e selecionando a camada que contenha a imagem sobreposta.
  9. 9
    Clique em Arquivo → Salvar Como para salvar o resultado em um novo arquivo. Lembre-se de selecionar a imagem final antes de salvá-la. Ela deve estar na frente das outras.
    • Você pode adicionar mais imagens do mesmo modo, não importa quantas vezes o arquivo tenha sido alterado.
    • Para alterar a sobreposição das imagens, abra o menu de camadas clicando em Visualização → Camadas ou Janela → Camadas no menu superior. Altere então a ordem das miniaturas na lista. O plano de fundo deve estar na camada inferior e a imagem de primeiro plano deve estar na camada superior.

    Método 2 de 3: Sobrepondo uma imagem detalhada

    1. 1
      Considere a complexidade da imagem original para determinar quais passos seguir. Esse método o instruirá a utilizar a ferramenta "Varinha Mágica", que seleciona seções com tons similares para que você possa isolar apenas o que deseja transferir. Saiba que isso funcionará melhor com imagens que possuem planos de fundo chapados e com poucas sombras ou quando o objeto possuir um contorno que o separe do fundo.
      • Se a porção que deseja remover está sobre um plano de fundo complexo, pule direto para a seção "Escolha uma ferramenta de seleção" e recorte a imagem desejada à mão.
      • Para um método rápido e fácil que não requer uma manipulação convincente, veja o método "Sobrepondo imagens rapidamente."
    2. 2
      O melhor modo de se sobrepor imagens é através do uso de softwares de manipulação de imagem. Se não possui um programa profissional como o Photoshop ou o PaintShop Pro, baixe alternativas gratuitas como Pixlr, GIMP ou Paint.NET.
      • Se você utiliza um Mac, procure o GIMP em seu computador antes de baixar outro programa. É provável que ele já esteja instalado.
      • O GIMP é o software gratuito mais semelhante aos programas profissionais. Se está interessado apenas em sobrepor imagens, os outros softwares gratuitos podem ser mais simples de se utilizar.
      • Antes de utilizar um software não citado no texto, certifique-se de que ele suporte camadas. Faça isso pesquisando por "camadas" no menu de ajuda ou lendo a descrição das características do programa no site do desenvolvedor.
      • Esse método não funcionará com o Microsoft Paint, MSPaint ou Inkscape.
    3. Imagem intitulada Overlay Pictures Step 1
      3
      Abra a imagem de fundo utilizando o programa desejado. Ela servirá como plano de fundo para as imagens sobrepostas.
      • Se a imagem não for aberta automaticamente no programa, abra o software e clique em Arquivo → Abrir no menu superior para selecionar o arquivo.
    4. Imagem intitulada Overlay Pictures Step 2
      4
      Abra a segunda imagem em uma nova janela. Clique em Arquivo → Abrirno editor para isso. Coloque as duas janelas lado a lado para alternar entre elas mais facilmente. Redimensione-as se necessário.
      • Será mais fácil trabalhar com a imagem se o objeto desejado estiver contrastado com o fundo.
    5. 5
      Salve a segunda imagem com um novo nome. Clique em Arquivo → Salvar Como e salve-a com o nome que quiser. Agora você pode editar o arquivo sem destruir o original.
      • Você precisa selecionar a opção Salvar Como e alterar o nome do arquivo para criar uma duplicata. Clicar no botão Salvar, ou clicar em Salvar Comomas não alterar o nome fará com que você continue editando o original.
      • Assim que tiver o novo arquivo, lembre-se de salvá-lo com frequência para não perder seu trabalho.
    6. Imagem intitulada Overlay Pictures Step 3
      6
      Selecione a ferramenta "Varinha Mágica" para remover as porções indesejadas da imagem. Essa ferramenta permite que você selecione grandes trechos dentro de uma variação de tons apenas clicando na imagem; o pixel selecionado servirá de base para a variação desejada.
      • O ícone da ferramenta se parece com uma varinha com uma luz na ponta. Se não tem certeza de que selecionou a ferramenta correta, mantenha o cursor sobre o botão até visualizar o nome dela.
      • No GIMP, a ferramenta é chamada de "Seleção Contígua", mas o ícone é semelhante.
    7. Imagem intitulada Overlay Pictures Step 4
      7
      Ajuste as configurações da varinha mágica. Elas devem aparecer acima da imagem após a seleção da ferramenta. Certifique-se de que a caixa "Seleção Contínua" esteja marcada para que você remova apenas os pixels próximos. Ajuste a tolerância de acordo com a uniformidade do fundo e com o contraste dele com o objeto desejado. A baixa tolerância limitará a quantidade de tons selecionados e é ótima para quando o objeto e o fundo possuem tons parecidos, enquanto a alta tolerância aumentará os tons selecionados e é ótima para imagens contrastadas.
    8. Imagem intitulada Overlay Pictures Step 5
      8
      Selecione os arredores indesejados da imagem. Clique em uma cor na área indesejada para selecionar todos os tons semelhantes próximos. Uma linha delimitará a seleção. Pressione e segure Shift ou Ctrl ao clicar em áreas adicionais até selecionar todos os pontos indesejados ao redor do objeto desejado.
      • Você provavelmente precisará ajustar a tolerância algumas vezes até alcançar o efeito desejado. Diminua-a caso esteja selecionando o objeto desejado junto do fundo ou aumente-a caso esteja selecionando áreas muito pequenas.
      • Clique em Editar → Desfazer sempre que uma seleção indesejada for feita. Você também pode utilizar o atalho do teclado pressionando Ctrl + Zem um computador com Windows, ou command + Z em um Mac.
      • Se não for possível selecionar porções indesejadas consideráveis sem incluir pedaços do objeto desejado, você deve prosseguir para a seção "Escolha uma ferramenta de seleção" e contornar a imagem manualmente com o laço.
    9. Imagem intitulada Overlay Pictures Step 6
      9
      Suavize as bordas da seleção (opcional). A imagem resultante pode possuir bordas rígidas ou estranhas, o que torna o resultado final obviamente manipulado ou bizarro. Você pode ajustar isso utilizando as configurações de suavização de borda, mas saiba que o modo de acessá-las é diferente em cada um dos programas:
      • No Photoshop, clique com o botão direito na seleção e clique em "Feather" (Suavizar).
      • No Gimp, clique em Seleção → Suavizar.
      • No Paint.NET, você precisará baixar o plugin de suavização e executá-lo através do menu de plugins.
      • No Pixlr ou Paint Shop Pro, clique na ferramenta de seleção e altere a suavização antes de criar a seleção. 
      • Em qualquer programa deve haver uma opção numérica para determinar a potência do efeito de suavização, medida em pixels. Comece com 1 ou 2 pixels para não perder detalhes finos.
    10. Imagem intitulada Overlay Pictures Step 7
      10
      Pressione a tecla Delete para remover a seleção. Você também pode clicar em Editar → Cortar no menu superior. Vá deletando os pedaços indesejados aos poucos para evitar erros e criar um recorte preciso.
      • Quando sobrar apenas uma pequena quantidade de fundo ao redor do objeto, utilize o zoom para deletar o restante com maior precisão. O botão de zoom se parece com uma lupa. Você também pode aproximar a imagem clicando emVisualização → Zoom.
      • Ao deletar a seleção, o fundo ficará quadriculado ou com uma cor sólida. Isso não interferirá na sobreposição.
    11. Imagem intitulada Overlay Pictures Step 8
      11
      Escolha uma ferramenta de seleção. Elas normalmente ficam no topo da lista de ferramentas e são identificadas por formas geométricas ou por um laço. As ferramentas de seleção geométricas selecionam pedaços da imagem de acordo com a forma escolhida, enquanto o laço é utilizado para se desenhar uma seleção. Caso ainda haja alguma área indesejada no fundo, o laço o ajudará a evitá-la.
    12. Imagem intitulada Overlay Pictures Step 9
      12
      Clique e arraste ao redor da imagem para selecionar o objeto que deseja transferir. Se você já deletou o fundo ao redor dele, tome cuidado para não incluir quaisquer porções não deletadas. Não há problemas em incluir as porções com cores sólidas ou quadriculadas, pois elas não serão copiadas.
      • Se não conseguir remover um fundo complexo com a varinha mágica, aproxime a imagem clicando em Visualização → Zoom para contorná-la lentamente com o laço. Tome cuidado e não tenha pressa para criar resultados preciso. Após copiar e colar a seleção no novo fundo, você provavelmente precisará utilizar o laço para recortar os excesso incluídos por acidente.
    13. Imagem intitulada Overlay Pictures Step 10Bullet1
      13
      Copie a área selecionada, alterne para a janela da imagem de fundo e cole. Isso pode ser feito com comandos do teclado (Ctrl + C para copiar,Ctrl + V para colar), ou através do menu Editar. Se a imagem ainda estiver muito "nítida" ou estranha, desfaça a ação e aumente a suavização em alguns pixels.
      • Veja as instruções acima sobre suavização de seleção.
      • Se não conseguir visualizar a imagem colada, abra o menu de camadas clicando em Janela → Camadas ou Visualização → Camadas. A miniatura dela deve ser semelhante ao objeto colado sobre um padrão quadriculado. Arraste-a para o topo da lista para colocá-la em primeiro plano.
    14. Imagem intitulada Overlay Pictures Step 10Bullet3
      14
      Reposicione e redimensione a imagem. Com a ferramenta "Mover", que se parece com um cursor de um mouse, clique e arraste a imagem sobreposta até a posição desejada. Se precisa alterar o tamanho dela, siga esses passos:
      • Clique em Arquivo → Transformar (ou pressione Ctrl + T) para transformar a imagem.
      • Uma caixa deve aparecer ao redor da imagem; clique e arraste as laterais e os cantos para alterar seu tamanho e forma. Para manter as proporções originais, segure a tecla Shift enquanto clica e arrasta um dos cantos.
      • Se a imagem errada for movida, certifique-se de que a camada certa está selecionada clicando em Visualização → Camadas ou Janela Camadas, e selecionando a camada que contenha a imagem sobreposta.
    15. Imagem intitulada Overlay Pictures Step 12
      15
      Clique em Arquivo → Salvar Como para salvar o resultado como um novo arquivo. Certifique-se de salvar a imagem final. Não selecione a janela que contenha apenas uma imagem picotada sem o pedaço transferido.

    Método 3 de 3: Adicionando efeitos extras

    1. 1
      Abra o menu de camadas clicando em Visualização → Camadas ouJanela → Camadas e selecione a camada que contenha a imagem sobreposta. Agora você pode explorar as diversas opções para alterar sua aparência.
      • Existem muitos softwares de manipulação de imagens disponíveis e cada um deles organiza suas opções de modo diferente. Para seguir as sugestões abaixo, ou para experimentar seus próprios efeitos, vasculhe os menusFiltros e Camadas.
    2. Imagem intitulada Overlay Pictures Step 11Bullet1
      2
      Deixe a imagem sobreposta transparente para criar um efeito fantasmagórico. Uma transparência sutil pode tornar o efeito da sobreposição mais convincente. Esse é um ajuste simples que requer pouco trabalho.
      • A caixa "Opacidade" deve estar próxima da lista de camadas. Insira um número entre 0 (invisível) e 100 (completamente opaco) ou mova a barra de ajustes para alterar a transparência gradualmente.
    3. 3
      Adicione uma sombra para mesclar melhor as camadas. Esse efeito adicionará uma camada de sombra entre o objeto e o fundo. Siga as instruções abaixo para torná-lo mais natural.
      • No GIMP, essa opção é encontrada em Filtros → Luz e Sombra.
      • No Photoshop, encontre-a clicando em "Layer" (Camadas) → "Layer Style" (Estilo de Camadas) → "Drop Shadow" (Sombra Projetada).
      • Selecione a camada de sombra e ajuste-a. Se necessário, utilize o botãoFiltros → Desfocar para tornar a sombra menos nítida.
      • Você pode clicar em Editar → Transformação Livre para alterar a posição e a forma da sombra para acompanhar o sentido da luz na foto de fundo.
    4. Imagem intitulada Overlay Pictures Step 11
      4
      Experimente efeitos adicionais. Existem inúmeros efeitos em todos os principais softwares de manipulação. Experimente as opções de mesclagem para tornar as sobreposições mais naturais ou utilize alguns dos efeitos disponíveis para criar alterações divertidas ou artísticas.

    Dicas

    • Você pode utilizar a borracha para apagar erros ou áreas grandes distantes do objeto.
    • O menu de ajuda é útil quando se está descobrindo como fazer as coisas.
    • Se uma cor sólida aparecer ao redor da imagem selecionada, abra o menu de camadas clicando em (Visualização → Camadas, ou Janela → Camadas) e encontre a camada responsável pela cor sólida. Se ela possuir um símbolo de cadeado, dê um clique duplo e clique em OK para desbloqueá-la. Arraste-a para a lixeira no menu de camadas ou clique nela com o botão direito e selecione a opçãoDeletar Camada. Você deve visualizar agora um padrão quadriculado.

    Avisos

    • Nunca salve sobre o arquivo original.
    • Se está tentando inverter a seleção, como descrito nos passos acima, e as cores estão sendo alteradas, você deve estar utilizando o comando de inversão. Clique em Selecionar → Inverter Seleção ou utilize o atalho de teclado Ctrl +Shift + I (command + Shift + I em um Mac).
    Via:wikiHow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia