sábado, 14 de janeiro de 2017

DICAS: ROUPA LAVADA E CHEIROSA

Ah...como soa bem esta ideia...ROUPA LAVADA E CHEIROSA!
Podemos começar a falar no assunto pela área de serviço ou 
lavanderia onde se irá lavar e secar e passar a suas roupas.

A área de serviço é uma das áreas mais usadas da casa. Quase a toda hora temos que lavar roupa, varrer a casa ou limpar algum canto, certo?

E é nesse espaço onde se concentram todos os produtos e materiais de limpeza. Por esse motivo ter um espaço planejado, confortável e prático é fundamental. 

Para criar uma lavanderia é preciso saber qual é a função deste espaço, se vai ser compartilhado ou não, quem irá utilizá-lo e qual será a rotina no dia-a-dia neste ambiente. Às vezes a área de serviço não funciona somente como um local para lavar roupas, é também um local de depósito, onde pode ficar armazenada a comida, os materiais esportivos e até mesmo as malas e outros itens.
Então, tendo em mente o uso que você quer ter para este espaço pense em algumas considerações antes de iniciar o projeto:

.Quantas pessoas moram na casa? O tamanho de armazenagem para roupas deve ser pensado.

.Quem faz a limpeza? Diferentes alturas pedem diferentes abordagens, por exemplo.

.Você lava a roupa todos os dias? Uma vez por semana? E as passa em que local?

.Tem espaço para o varal interno? Somente externo? É necessário uma secadora?

.O que realmente é necessário guardar neste local?

.Ela vai funcionar como despensa também? É integrada à cozinha ou será separada? 


Tudo depende de cada família e como ela se comporta durante o dia. Perguntas e respostas a essas dúvidas darão um caminho para a escolha do mobiliário e a sua distribuição. Se você sabe que vai passar muitas horas nesse ambiente, é bom que ele seja no mínimo confortável não é mesmo?

Pensar bastante antes em cada detalhe irá facilitar, e muito, a criação de um espaço adequado e que se encaixe no seu dia-a-dia. Desta maneira, as tarefas diárias se tornarão mais fáceis, rápidas e realizadas com maior qualidade.

Cada vez mais, a área de serviço está sendo integrada à cozinha e por esse motivo ela não deve ser apenas funcional, mas também deve ser bonita.

Investir tempo pensando no projeto, local, detalhes como iluminação e ventilação vai evitar futuras dores de cabeça e ainda trará muito conforto para sua vida. O ideal é que a área de serviço seja próxima à cozinha, mas ainda separada dela, facilitando as tarefas diárias de limpeza.

Atualmente, nos apartamentos cada vez menores, é normal ter a área de serviço ao lado da cozinha. Uma solução é dividir esse ambientes através de uma parede de vidro, que pode ser translúcido, deixando a luz passar, mas ao mesmo tempo escondendo os materiais de limpeza. 

Quando a única janela fica na área de serviço, é imprescindível que a divisória entre os espaços tenha uma abertura na parte superior, para que a ventilação ocorra naturalmente. Também há a opção de fazer com que a lavanderia seja totalmente integrada à cozinha, utilizando o mesmo ambiente sem divisórias. Mas neste caso aconselha-se que ambos os ambientes tenham o mesmo padrão, para que o espaço tenha uma unidade e se torne confortável visualmente.

Para o piso, escolha um que seja resistente à água e caso queira, ele pode ser antiderrapante também, para evitar escorregões. Os pisos cerâmicos e porcelanatos são os mais indicados para esses ambientes.

Sempre privilegie a iluminação natural, pois além de economizar energia ela é ótima para as realizações das tarefas diárias e ainda influencia diretamente no estado emocional das pessoas. Lâmpadas fluorescentes também podem ser usadas pois são adequadas à realização das mesmas tarefas.


Para maior destaque e reprodução de cores durante o trabalho, use lâmpadas incandescentes ou halógenas. 

Fonte: Forum da Construção
Estudo de Área de Serviço Funcional(Arquiteta:Claudia Drummond


Resultado de imagem para roupa passada
Primeiro, qual o tipo de sabão a escolher:

Segundo testes feitos por alguns sites os líquidos são melhores na manutenção das cores das roupas que os em pó. Em contra partida os sabões em pó são os melhores para tirar diferentes tipos de manchas.
Conclusão: Para escolher qual sabão usar, é preciso definir suas necessidades na limpeza das roupas: tirar manchas ou manter as cores?
Para saber as marcas testadas, vá ao link: https://www.proteste.org.br/eletrodomesticos/lavadora-de-roupas/noticia/saboes-em-po-se-sairam-melhor-no-teste

Para tirar as manchas de suor a dica é:
Aplique o tira manchas Spray sobre a mancha, nos dois lados do tecido. Deixe agir por no máximo 5 minutos e prossiga com a lavagem habitual.

Lavar na máquina: 
 A dose do produto tira manchas líquido juntamente com o detergente em pó ou líquido.
Deixar de molho: 
A dose  do tira manchas em 5L de água. Deixe de molho por 4h. Em seguida, lave como de costume.
Antes de tentar remover qualquer mancha é importante verificar as instruções de lavagem nas etiquetas das roupas e na dúvida, se o tecido pode ser lavado com o produto, aplique uma pequena quantidade em uma área escondida e se não houver alteração de cor pode-se utilizar.
Para tirar as manchas de sangue a dica é:
1. Aplique parte da dose do produto escolhido líquido diretamente sobre a mancha.
2. Prossiga com lavagem normal despejando o restante do produto no dispenser/gaveta da máquina.
3. Caso a mancha não saia após a primeira lavagem, repita o processo antes de passar o ferro na roupa.
Sugestão: Antes de tentar remover qualquer mancha é importante verificar as instruções de lavagem nas etiquetas das roupas e na dúvida, se o tecido pode ser lavado com o produto, aplique uma pequena quantidade em uma área escondida e se não houver alteração de cor pode-se utilizar.

mulher na lavanderia

Foto divulgação OMO

O processo de deixar uma roupa limpinha começa antes mesmo de colocá-la na máquina ou de levá-la ao tanque. É extremamente importante saber como separar as roupas para lavar.

roupas secando no varal

Como separar roupas para lavar: coloridas x brancas

Seguindo essas dicas, lavar roupa será uma das partes menos 
cansativas do seu dia a dia, além de evitar a surpresa de ver 
todas as suas roupas brancas em um tom rosado ou azulado, após uma
mistura de peças. A dica está em separar roupas brancas e coloridas
antes mesmo de colocá-las no cesto, eliminando o tempo que você 
leva para separar roupas para lavar.

Organize-se: cada roupa em seu lugar

Para quem nunca soube como separar roupa para lavar, o princípio 
básico está em manter as roupas sujas em um ambiente arejado, 
separando coloridas de brancas e roupas íntimas de camisas e 
calças,por exemplo. Nada de jogar as roupas por aí e recolher no 
dia da lavagem. Separar roupas para lavar deve ser um hábito e 
exige organização. Pode comprar um cesto para as coloridas e outro 
para as brancas para facilitar a tarefa.

Roupas íntimas precisam de cuidados especiais

Feitas de tecidos delicados, as roupas íntimas possuem maneiras 
especiais para serem lavadas. Além de verificar as etiquetas para 
seguir o método de lavagem correto, confira como separar 
roupas para máquina de lavar no caso de lingerie e dicas de como 
cuidar de tecidos especiais.
Verifique os bolsos das roupas
Outro ponto importante na hora de separar roupas para lavar na 
máquina é certificar-se de que somente roupas entrarão na lavagem.
Ou seja, olhe todos os bolsos de calças, casacos e camisas para 
que nenhum papel ou até mesmo moedas entrem na máquina. Além de 
estragar o próprio objeto esquecido, a máquina poderá ser danifica-
da, entupindo o cano de drenagem, por exemplo.
Como devo lavar minhas roupas delicadas:
Use sempre produtos neutros para lavar roupas delicadas. Produtos 
caseiros ou destinados a outros fins, como o sabonete por exemplo,
não são os mais indicados para cuidar de tecidos finos e conservar
peças bordadas e frágeis.
muito simples manter suas peças mais frágeis impecáveis. 
Se você usar um saco para lavar roupas delicadas, elas podem ser lavadas até na máquina! Este artigo ensina como lavar roupas delicadas na máquina ou à mão e como usar os sacos para lavar roupas delicadas.

Separar é o primeiro passo para aprender como lavar roupas delicadas

Toalhas e alguns lençóis são feitos com tecidos resistentes e aguentam lavagens mais pesadas, mas algumas malhas precisam de mais atenção. As roupas delicadas são as peças de linho, seda, lã e roupas bordadas ou com apliques. Algodões macios e lençóis finos também podem se danificar através da água muito quente e da centrifugação da máquina de lavar. A seda e a lã se desgastam ou encolhem se não forem tomados os devidos cuidados. No caso das roupas bordadas, também é uma boa ideia lavar separadamente e usar um saco para lavar roupas delicadas para garantir que os enfeites não se soltem.

Roupas delicadas só podem ser lavadas à mão?


Lavar roupa à mão é a primeira resposta de quem se pergunta como lavar roupas delicadas. E realmente é a melhor maneira de manter impecáveis as roupas delicadas e frágeis. Estar no controle de todo o processo de lavagem, incluindo a temperatura da água e o quanto você esfrega a roupa, é excelente. Além disso, lavar roupa à mão significa que você pode parar a qualquer momento. Mas você não precisa lavar roupas delicadas à mão o tempo todo. Já existem sacos para lavar roupas delicadas e muitas máquinas de lavar já incluem um ciclo mais leve, que pode ser usado para as roupas mais frágeis.

Como lavar roupas delicadas à mão?


É sempre bom verificar os símbolos de cuidados de lavagem em cada uma das etiquetas, antes de lavar suas roupas, para ter certeza de que elas estão sendo tratadas de forma adequada. Aqui estão algumas dicas gerais de como lavar roupas delicadas à mão:
  • Primeiro separe as roupas delicadas de acordo com o material e tecido. Isso reduz a chance de algum enfeite se soltar ou dos diferentes tecidos puxarem as fibras uns dos outros.
  • Encha uma bacia com água morna e um detergente específico para roupas delicadas, como OMO para Roupas Delicadas ou OMO para Roupas Delicadas Escuras, que são adequados para este fim e protegem suas roupas e sua pele.
  • Agite suavemente as roupas na bacia, com especial atenção para as manchas ou pontos que sujam mais.
  • Deixe as roupas secarem penduradas no varal à sombra ou estendidas em uma toalha, no caso das roupas delicadas que tendem a esticar como as lãs.

Como lavar roupas delicadas na máquina de lavar?
Máquinas de lavar são ótimas para lavar roupas, mas alguns programas podem ser muito fortes para as roupas delicadas. Coloque as roupas em sacos para lavar roupas delicadas e programe o ciclo “delicado” na sua máquina de lavar. Caso sua máquina não tenha esta opção ou se quiser aprender como usar os sacos de lavagem, siga as regras simples abaixo:
  • Assim como na lavagem de roupas à mão, separe as peças de acordo com o material. Coloque cada tipo em um saco para lavar roupas delicadas Assim, você protege as roupas e impede que os diferentes materiais e tecidos se misturem ou fiquem emaranhados. Se você não tiver vários sacos para lavar roupas delicadas, a dica é usar várias fronhas amarradas com um nó na ponta.
  • Encha somente metade da máquina com roupas. Isto ajuda a proteger as roupas delicadas da agitação da lavadora. Se a sua máquina tiver a opção de meia carga, é a hora de usar. Assim você reduz também a quantidade de água utilizada, preservando recursos e economizando dinheiro.
  • Ajuste a temperatura da água para fria ou morna e escolha um ciclo de rotação lenta. Mesmo com o uso de saco para lavar roupas delicadas, as temperaturas mais altas podem encolher alguns tecidos e a rotação mais forte pode danificar outros.
  • Use o enxágue com água fria. Algumas pessoas têm receio de que a água fria não lava a roupa adequadamente e que o uso de sacos para lavar roupas delicadas atrapalha o processo. Mas se você estiver usando um detergente de boa qualidade como OMO para Roupas Delicadas, não precisa se preocupar.
  • Se você tem uma secadora de roupas, não fique tentado a secar suas roupas delicadas na máquina. Coloque suas roupas para secar naturalmente e longe da luz solar direta para evitar que desbotem.

Leia as instruções na etiqueta das roupas para saber a melhor 
maneira de cuidar das suas peças delicadas. Além disso, antes de 
usar qualquer produto de lavanderia, teste em uma área pequena e 
imperceptível da roupa para evitar manchas.

símbolos de lavagem

Siga as instruções das etiquetas

Como separar roupas para máquina de lavar exige alguns cuidados, 
verifique sempre as etiquetas das peças antes da lavagem. Algumas 
não podem ser lavadas em água quente, outras não podem ser 
passadas a ferro e algumas jamais podem ir à secadora. Quer mais 
dicas? Lavar roupa é bem mais fácil se entendermos os símbolos. 
Tão importante quanto prestar atenção às dicas que damos é saber 
ler as etiquetas de roupas. Elas têm informações valiosas sobre 
como conservá-las de maneira apropriada. Acostume-se a cultivar 
o hábito de sempre dar uma olhada nestes símbolos de lavagem, 
que não são tão misteriosos assim. A sequência é sempre a mesma. 
Confira:
1º: é o símbolo de lavagem, que envolve temperatura, enxágue, 
centrifugação e instruções pra lavar a peça à mão ou não.
2º: é o símbolo de alvejamento, que indicam o uso ou não do cloro 
no processo da lavagem.
3º: corresponde ao processo de secagem, que pode ser natural 
(em varal) ou em tambor (na secadora de roupas), e como ela deve 
ser feita.
4º: este símbolo mostram as recomendações na hora de passar, se a 
roupa pode ser passada à ferro e qual a temperatura ideal pra isso
5º: o último símbolo fala sobre a limpeza a seco. Mas com esse, 
você não precisa se preocupar tanto, pois essas informações são 
pra equipe da lavanderia, quando a sua peça precisar de um 
tratamento mais profissional.

Respeite o tecido ao separar roupas para lavar

Assim como separar roupas para lavar envolve diferenciar as 
coloridas das brancas, é importante tomar cuidado com o tipo de 
tecido. Sintéticos, algodão e flanela podem ir para a máquina de 
lavar. No entanto, malhas e tricôs são extremamente delicados e 
devem ser lavados à mão. Confira sobre cada tipo de tecido.
Viu como separar a roupa para lavar é um processo simples e 
extremamente importante? E com essas dicas vai se tornar uma 
tarefa ainda mais fácil.

Como limpar botões, zíperes e fechos de suas roupas e acessórios


Muitos fechos de roupas podem ser limpos facilmente com uma esponja ensaboada. Uma exceção importante a essa regra, contudo, é a fivela de liga metálica. Para esse tipo de material você vai precisar de um produto específico para polimento de ligas metálicas. Para realizar a limpeza, aplique o produto a um pedaço de pano e passe-o repetidamente sobre toda a sua superfície. Em seguida, faça o polimento para dar brilho à liga metálica.
Já as fivelas metálicas laqueadas podem ser polidas com um pano de pó limpo.

Como limpar botões:


Se você está pensando em limpar os botões de suas roupas, o primeiro passo é definir o material de que o botão é feito. Plástico, liga metálica e madrepérola são três dos materiais mais comuns para botões de roupas.

Como limpar botões de plástico:


A maioria dos botões de plástico pode ser limpa com um pano umedecido com água morna e sabão, mas se for necessário fazer uma limpeza mais vigorosa, aplique uma pequena quantidade de vinagre num cotonete ou num pano macio e limpe a superfície do botão. Depois enxague com um pouco de água.

Como limpar botões de liga metálica

Já para a limpeza de botões de liga metálica, um polidor comercial de joias e um pano de algodão leve cumprem bem a função. Certifique-se de limpar os resíduos acumulados nas reentrâncias do botão com uma escova de dentes limpa, pois essa sujeira pode penetrar no botão e terminar por quebrá-lo.
Assim como para os botões de plástico, uma alternativa para limpar botões de liga metálica é aplicar um pouco de vinagre em um cotonete e passá-lo com cuidado sobre o botão sujo, certificando-se de enxaguar depois, para remover o cheiro.

Como limpar botões de madrepérola:


Os botões de madrepérola são bonitos e delicados e, definitivamente, precisam ser tratados com cuidado na hora da limpeza – um movimento errado e o botão pode facilmente perder o brilho. Se você não encontrar um produto comercial, desenvolvido especificamente para limpar madrepérola, o melhor método para limpar esses itens é passar delicadamente um pano suave sobre eles.
Contudo, se isso não remover a sujeira, tente usar uma escova de dentes com uma solução com água e um pouquinho de detergente de louça. Não mergulhe esses botões na solução nem os esfregue com muito vigor, pois isso pode remover o brilho deles.

Como limpar zíperes:


O maior problema dos zíperes é a tendência que eles têm de ficar presos – algo que pode ser facilmente evitado com limpezas regulares. Mas se o zíper da sua roupa já estiver preso, você também não precisa se preocupar, pois isso pode ser resolvido sem maiores incômodos.
Basta esfregar vinagre branco na parte da frente e de trás do seu zíper, pois o ácido do vinagre dissolve os pequenos pedaços de sujeira que estão bloqueando o zíper. Para finalizar, lave a peça de acordo com as orientações da etiqueta, usando o detergente para roupas de sua preferência para remover o cheiro de vinagre.

como desencardir lençol branco

Lavar roupa de cama e como desencardir lençol branco: 

  1. Tire o lençol da cama e dê uma boa sacudida para remover cabelos, poeira ou sujeiras que possam estar grudadas nele. Aproveite também para conferir a etiqueta e ver se existem recomendações específicas de lavagem a serem seguidas.
  2. Atente que você deve lavar roupa de cama branca sempre em separado, de forma a evitar o risco de transferência de cor. Lembre-se também que a máquina não deve estar abarrotada com roupas de cama para uma lavagem mais eficiente e não sobrecarregar o equipamento.
  3. O próximo passo de como lavar lençol branco encardido é colocá-lo na máquina com uma dose do tira manchas escolhido,juntamente com o sabão para obter melhores resultados. Basta seguir a dosagem recomendada na embalagem do produto e lavar como de costume.
  4. Ao final do ciclo, seque seus lençóis à sombra e em um local ventilado.
Confira o passo a passo de como dobrar lençol de elástico depois 
de lavar. E para mais dicas de como tirar mancha de lençol e 
outras roupas de cama ou vestuário.
lençóis coloridos dobrados

Como dobrar lençol de elástico: o método

Siga a dica de organização e consiga finalmente ter o armário 
organizado dos seus sonhos. Acompanhe o passo a passo abaixo:
  1. Com o lençol do lado avesso, coloque suas mãos dentro das pontas opostas do lençol. Uma dica: Deixe o lado mais comprido do lençol entre os seus braços.
  2. Junte suas mãos e traga a ponta que estava em sua mão direita para cima da ponta esquerda, encaixe bem as costuras, mantendo os cantos e extremidades juntos. Agora a ponta que estará por cima terá o lado certo do lençol para fora.
  3. Coloque a sua mão direita onde a mão esquerda estava e deslize a mão esquerda pelo lençol e encaixe-a por dentro das duas outras pontas do lençol.
  4. Traga os dois cantos que estão sobre sua mão direita sobre a mão esqueda.
  5. Agora você terá todas as pontas com elásticos encaixadas no mesmo canto do lençol.
  6. Coloque o lençol dobrado sobre uma superfície plana e estique-o. Dobre as duas beiradas para dentro para esconder todo o elástico.
  7. Dobre o lençol em um retângulo do tamanho que desejar.
  8. Pronto! Seu lençol de elástico está dobrado, ele vai dar um ar de organização para o seu armário.
                                                                         Infográfico sobre como dobrar lençol de elástico

Como lavar roupa colorida e escura:

O primeiro passo para fazer com que suas roupas durem mais começa 
na lavanderia, na separação das peças. Quando for lavar qualquer 
roupa, antes de colocar na máquina é necessário dividir as peças 
por cores: claras, escuras e coloridas devem ser lavadas 
separadamente. Para preservar ainda mais as cores e sua qualidade 
outra triagem é necessária: por tipo de tecido
Outro ponto muito importante de como lavar roupas pretas e 
coloridas, mas que poucos se atentam, é seguir as recomendações 
de lavagem presentes nas etiquetas. As roupas de cor escura não 
suportam temperaturas muito altas, então se certifique de cumprir 
as instruções de cuidado, lavagem e secagem indicadas pelo 
fabricante da peça.

Como lavar roupas escuras: cuidados especiais

Siga os passos a seguir se quiser saber como lavar roupas pretas 
e escuras sem desbotar nem perder a intensidade da cor:
  • Verifique os bolsos das calças e camisas para conferir se estão vazios e nada foi esquecido dentro.
  • Feche os zíperes e botões, para evitar que raspem e danifiquem os tecidos das outras roupas com que tiverem atrito durante a lavagem.
  • Como lavar roupa escura é algo que colabora para o desbotamento das peças pouco a pouco, deixe-as sempre ao avesso para impedir que isso ocorra.
  • Procure não deixar as peças escuras de molho ao sol para não desbotarem.
  • Use sempre a dosagem de sabão recomendada no verso do produto para garantir uma boa performance de limpeza e remoção de manchas.
  • Para tratar manchas mais teimosas, basta adicionar o sabão líquido direto na área afetada e seguir com a lavagem como de costume. Sempre siga as recomendações e teste o produto em uma área pequena antes de usá-lo.
  • Não utilize água quente, o ideal é selecionar a opção de água fria da máquina.
  • Como o calor prejudica a manutenção da tonalidade e intensidade da cor, sempre seque suas roupas pretas à sombra, evitando estendê-las ao sol ou utilizar a máquina de secar.
  • Uma dica importante é virar as peças do avesso quando for colocá-las no varal e já pendurá-las no cabide para secar.
  • Na hora de passar, utilize um tecido fino em algodão em cima da roupa, para minimizar o aspecto brilhoso que o ferro deixa nas peças escuras.
  • Outro detalhe é guardar as roupas pretas no armário também sempre ao avesso, para que não peguem fiapos do contato com outras peças.

Como lavar roupas coloridas para não desbotar

É bom aprender noções de como lavar roupa colorida para não 
desbotar, se quiser manter a coloração original de quando comprou 
a roupa. Tal como é importante saber como lavar roupa colorida 
que solta tinta para evitar situações como tirar suas roupas 
brancas da máquina e descobrir que adquiriram uma tonalidade 
rosada por terem sido lavadas junto com uma peça vermelha.
Como já falamos anteriormente, o passo essencial se dá antes da 
lavagem, no momento de triagem das peças, então certifique-se de 
não misturar tecidos claros com coloridos. Mas mesmo as peças de 
diferentes cores podem manchar em contato com outras roupas 
coloridas que soltam tinta, por isso é útil saber quais são elas. 
Para descobrir as que estão propensas a desbotamento e podem 
causar manchas inconvenientes por soltarem tinta, basta fazer um 
teste simples de firmeza das cores:
  • Umedeça uma parte da roupa, de preferência do lado avesso.
  • Coloque um pano branco sobre o local.
  • Passe um ferro quente por cima
  • Se o pano ficar manchado, a tinta provavelmente vai sair durante a lavagem.
Sendo assim, essas roupas devem ser lavadas separadamente, e 
deve-se evitar deixá-las de molho e utilizar temperaturas muito 
altas, que desbotam o tecido. Sempre olhe na etiqueta as 
recomendações de como lavar. Roupa colorida deve ser seca à sombra
e em local ventilado, assim como as escuras, para não perder a 
cor e o brilho devido ao calor do sol.
Poucas pessoas sabem, mas os travesseiros também possuem prazo de 
validade! Médicos e fisioterapeutas recomendam a sua troca a cada 
dois anos. Isso porque eles são uns dos “esconderijos” prediletos 
de micro-organismos como ácaros e bactérias, que se alimentam das 
secreções que eliminamos durante o sono.
Portanto, se você está se perguntando como lavar travesseiro, 
vale antes checar se não é o caso de substituir o seu! Caso a 
troca ainda não seja necessária, mas você repare que o seu 
travesseiro apresenta manchas ou algum odor desagradável, aprenda 
a seguir como lavar travesseiro na máquina de lavar e tenha seu 
companheiro de sono sempre impecável.

Como lavar travesseiro na máquina de lavar

O mais indicado é lavar travesseiro em uma lavanderia. Mas alguns 
os modelos podem ser lavados em casa na máquina sem problema. 
Antes, porém, observe as instruções do fabricante na etiqueta e 
confirme se o travesseiro pode ser mesmo lavado dessa forma.
Além disso, somente lave travesseiros em casa se puder garantir a 
sua secagem completa. Como são feitos de materiais fofos e porosos,
que absorvem água como verdadeiras esponjas, os travesseiros retêm 
grande quantidade de umidade no seu interior ao serem lavados – 
mesmo quando superficialmente aparentam já estar secos!
Por fim, para um melhor equilíbrio no tambor da lavadora, é 
recomendado lavar travesseiros sempre aos pares.

Como lavar travesseiros na máquina em 8 passos

Tudo pronto? Veja abaixo o nosso passo a passo de como lavar 
travesseiros na máquina:
  1. Primeiramente retire as fronhas e capas protetoras, se houver.
  2. Em seguida, coloque os dois travesseiros dentro da máquina na posição vertical.
  3. Selecione o ciclo suave da sua lavadora e use água fria.
  4. Adicione um sabão, seguindo a quantidade recomendada no rótulo.
  5. De preferência, programe dois enxágues para garantir que não sobre produto dentro do enchimento.
  6. Depois de centrifugar os travesseiros para remover o excesso de água, coloque-os para secar à sombra e na posição horizontal, para que não deformem. Não utilize a secadora de roupas.
  7. Durante esta etapa, é uma boa virar e afofar os travesseiros de hora em hora. Assim eles secam e voltam mais rápido ao seu formato original.
  8. Aguarde a secagem completa dos travesseiros antes de colocá-los na cama novamente. Caso contrário, eles podem acabar ficando com mau cheiro e até mesmo mofados!
Além da troca e lavagem periódicas, também é aconselhável pôr os 
travesseiros para arejar ao sol uma vez por mês, ou ainda colocá-
los uns minutinhos na secadora, para eliminar os germes e a 
umidade com o calor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia