sábado, 7 de julho de 2012

GEMAS, PRECIOSAS PEDRAS SEMI PRECIOSAS





                   Pedras preciosaS                   


               
GEMAS
Existe cerca de 130 espécies minerais classificados como Pedras preciosas – gemas, no entanto apresentamos aqui apenas uma parte das pedras preciosas existentes. As pedras naturais são muito apreciadas pela sua beleza e brilho e devido a estas características são muitas vezes escolhidas, pelos artistas de Joalharia, para ostentar as jóias em ouro e prata.
                  RUBI
 












Rubi é uma pedra preciosa vermelha, uma variedade do mineral corindon (óxido de alumínio) cuja cor é causada principalmente pela presença de crômio. Os rubis naturais são excepcionalmente raros, mas produzem-se rubis artificialmente que são comparativamente baratos.
O rubi é minerado na ÁfricaÁsia e na Austrália. Eles são mais comuns em Myanmar, no Sri Lanka e na Tailândia, porém também são encontrados em Montana e na Carolina do Sul nosEUA. Algumas vezes ocorrem juntamente com espinelasnas mesmas formações geológicas ocorrendo confusão entre as duas espécies: no entanto, bons exemplares deespinelas vermelhas têm um valor próximo do rubi.
O rubi tem dureza 9 na escala de Mohs, e entre as gemas naturais somente é ultrapassado pelo diamante em termos de dureza. As variedades de corindon não vermelhas são conhecidas como safiras.
As gemas de rubi são valorizadas de acordo com várias características incluindo tamanho, cor, claridade e corte. Todos os rubis naturais contêm imperfeições. Por outro lado, rubis artificiais podem não conter imperfeições. Quanto menor o número e menos óbvias as imperfeições, mais caro é o rubi - a menos que não tenha imperfeições (i.e., um rubi "perfeito") - então ele é suspeito de ser fabricado artificialmente e seu status de gema sem preço não é garantido. Alguns rubis manufaturados têm substâncias adicionadas a eles para que possam ser identificados como artificiais, mas a maioria requer testes gemológicos para determinar a sua origem.

                  ESMERALDA
  

        
Esmeralda é uma variedade do mineral berilo (Be3Al2(SiO3)6), a mais nobre delas. Outras variedades de berilo são aágua-marinha, a morganita, o heliodoro, a goshenita e a bixbyíta. Sua cor verde é devida à presença de quantidades mínimas de crômio e às vezes vanádio. É altamente apreciada como gema e o preço por quilate a coloca entre as pedras mais valiosas do mundo, perdendo algum desse valor frequentemente devido às inclusões que ocorrem em todas as esmeraldas, Elas, porém, são úteis pois ajudam a identificar a gema e podem indicar sua procedência. Tem dureza de 7.5 - 8.0 na Escala de Mohs, no entanto esta dureza pode ser bastante reduzida dependendo do número e tamanho dasinclusões. As principais jazidas de esmeraldas são colombianas, mas pode ser encontrada também no BrasilRússia e no Zimbábue. É transparente a opaca, mas apenas as variedades mais preciosas são transparentes. A etimologia da palavra "esmeralda" pode provir de duas origens:
  • do grego "smaragdos"
  • do hindu antigo, de significado "pedra verde"
A esmeralda é extremamente sensível a pancadas fortes, riscos e mudanças de temperatura repentinas.
              ÁGUA MARINHA

         
           
                    
 Água-marinha é uma variedade do berilo, com uma composição química de silicato de alumínio e berílio. A sua dureza é 7,5 - 8 naescala de Mohs. A cor da água-marinha varia do verde-azul a azul-claro. O Brasil é o maior produtor, mas esta gema é encontrada um pouco por todo o mundo. Já foi encontrada em ElbaItáliaMourne MountainsIrlanda do NorteMursinskTakovaja RiverShaitansk Hills,Adun-Tchilone BaikalRússiaRossing e KI. SpitzkopjeNamíbiaMadagascarZimbábueTanzâniaQuéniaSri LankaÍndiaMianmar;CalifórniaColoradoConnecticut e MaineEstados Unidos da AméricaAustráliaPaquistãoAfeganistão.
No Brasil, existem minas nos Estados de Minas GeraisEspírito SantoBahiaRondônia (sendo este pouco explorado nesta região) e Rio Grande do Norte onde são encontradas as melhores do país. A Rainha da Inglaterra possui várias gemas que lhe foram dadas de presente quando ela esteve no Brasil.
Na década de 1950 foi encontrada em ResplendorMinas Gerais, a maior água-marinha do mundo que, devido à sua beleza, foi denominada "Martha Rocha", a Miss Universo da época. Foi também motivo de muitas brigas e mortes na região. A mais pesada tinha 110 kg, e suas dimensões eram de 48,5 cm de comprimento e 42 cm de diâmetro. Tem fractura desigual e clivagem imperfeita. A sua cor varia desde o azul-claro ao azul-esverdeado ou até mesmo tende aos tons escuros. São raros os exemplares com um azul intenso e sem tons esverdeados, uma vez que a maioria das águas-marinhas com um azul perfeito foram sujeitas a tratamentos especiais, o sendo o principal o aquecimento da gema. Este tratamento elimina os tons esverdeados fazendo com que a gema fique com um aspecto mais impressionante. Contudo, nem sempre as pessoas preferiram assim, algumas pessoas preferem os tons naturais por ser mais parecido com o azul do mar.

                DIAMANTE
          
           
       Brillanten.jpg
                   

           
           
                 
O diamante é uma forma alotrópica do carbono, de fórmula química C. É a forma termodinamicamente estável do carbono em pressões acima de 60 Kbar. Comercializados como gemas preciosas, os diamantes possuem um alto valor agregado. Normalmente, o diamante cristaliza com estrutura cúbica e pode ser sintetizado industrialmente. Outra forma de cristalização do diamante é a hexagonal, também conhecida como lonsdaleita, menos comum na natureza e com dureza menor (7-8 na escala de Mohs). A característica que difere os diamantes de outras formas alotrópicas, é o fato de cada átomo de carbono estar hibridizado em sp³, e encontrar-se ligado a outros 4 átomos de carbono por meio de ligações covalentes em um arranjo tridimensional tetraédrico. O diamante pode ser convertido em grafite, o alótropo termodinamicamente estável em baixas pressões, aplicando-se temperaturas acima de 1.500 °C sob vácuo ou atmosfera inerte. Em condições ambientes, essa conversão é extremamente lenta, tornando-se negligenciada.
Cristaliza no sistema cúbico, geralmente em cristais com forma octaédrica (8 faces) ou hexaquisoctaédrica (48 faces), frequentemente com superfícies curvas, arredondadas, incolores ou coradas. Os diamantes de cor escura são pouco conhecidos e o seu valor como gema é menor devido ao seu aspecto pouco atrativo. Diferente do que se pensou durante anos, os diamantes não são eternos pois o carbono definha com o tempo, mas os diamantes duram mais que qualquerser humano.
Sendo carbono puro, o diamante arde quando exposto a uma chama, transformando-se em dióxido de carbono. É solúvel em diversos ácidos e infusível, exceto a altas pressões.
O diamante é o mais duro material de ocorrência natural que se conhece, com uma dureza de 10 (valor máximo da escala de Mohs). Isto significa que não pode ser riscado por nenhum outro mineral ou substância, exceto o próprio diamante, funcionando como um importante material abrasivo. No entanto, é muito frágil, esse fato deve-se à clivagem octaédrica perfeita segundo {111}. Estas duas características fizeram com que o diamante não fosse talhado durante muitos anos. As maiores jazidas do mundo são de África do Sul.Outras jazidas importantes situam-se na Rússia (segundo maior produtor) e na Austrália (terceiro maior produtor), entre outras de menor importância.[1]
densidade é de 3,48. O brilho é adamantino, derivado do elevadíssimo índice de refracção (2,42). Recorde-se que todos os minerais com índice de refracção maior ou igual a 1,9 possuem este brilho. No entanto, os cristais não cortados podem apresentar um brilho gorduroso. Pode apresentar fluorescência sob luz ultravioleta, originando colorações azul, rosa.
O valor do diamante reside na ausência total de impurezas e de cor.
Uma vez selecionados, os diamantes são cortados e talham-se ao longo de direções nas quais a dureza é menor. Uma talha bem realizada é aquela que realça o foco, ou seja, o conjunto de reflexos de cores derivados dos reflexos.
                  SAFIRA                
                 
1szafir Madagaskar.jpg    
                
                  
Safira (do arábico: ياقوت أزرق , safir, "pedra preciosa" [1]) é uma variedade da forma monocristalina de óxido de alumínio, (Al2O3), um mineral chamado coríndon. Pode ser encontrada na natureza sob a forma de gemas ou produzida de forma sintética para uma infinidade de aplicações.
Safira e uma joia muito bonita e pode ser de tipo de qualquer variedade de coríndon de qualidade gemológica que não seja de cor vermelha (a variedade vermelha do coríndon é o rubi). Pode ser incolor (safira branca ou leucossafira), azul (devida, em parte, ao ferro), púrpura, dourada ou rósea, entre outras. As cores devem-se à presença de cobaltocromotitânio ou ferro. A safira azul, ao filtro de Chelsea, fica cinza a preta.
Quando a cor não é especificada, o termo safira refere-se à variedade azul. As safiras cor-de-rosa, amarelas, verdes, brancas e multi-coloridas são frequentemente menos valorizadas do que a variedade azul de mesma qualidade e tamanho. No entanto, a safira cor-de-rosa/alaranjada, designada por Padparacha ou Padparadja, é altamente valiosa. Há também safiras que mudam de cor, apresentando uma cor azul sob a luz do sol e uma cor púrpura sob a luz artificial. Esta variedade de cores deve-se às impurezas na safira. A safira pura é transparente. Traços de ferro e [[titânio dão a coloração azulada.
Dureza 9,0. Densidade relativa 4,00. Índice de refração 1,762-1,770. Birrefringência 0,008. Uniaxial negativa. Dispersão 0,018. Pode mostrar fluorescência (forte nas gemas sintéticas). Como o rubi, a safira tem o rutilo como inclusão frequente (cristais longos, aciculares, formando ângulos de 60º), além de zircão (com halos pleocróicos, aparecendo como um ponto luminoso), espinélio (em cristais octaédricos, comuns nas safiras de Sri Lanka), mica, hematita, granada e outros minerais. As safiras de Sri Lanka e algumas sintéticas mostram asterismo e as procedentes da Caxemira apresentam uma névoa constituída de filamentos ou tubos vazios marrons muito claros. Costuma ocorrer em mármores, basaltos ricos em alumínio, pegmatitos e em lamprófiros.
Na lapidação, a safira deve ter a mesa perpendicular ao eixo principal. Se não for lapidada em cabuchão, deve ter formato retangular, oval ou retangular com cantos cortados.
Safiras e rubis de qualidade gemológica podem ser facilmente produzidos em laboratório, a baixo custo. As composições química e física são idênticas às das gemas naturais correspondentes.
A safira é passível de confusão com cordierita, berilo, tanzanita, espodumênio, cianita, topázio e outras gemas.
É produzida principalmente no Sri Lanka. Outros produtores são MyanmarTailândiaVietnam (em basaltos, no sul do país), TurquestãoÍndiaQuêniaTanzâniaEUA eAustrália. As melhores safiras vêm da Caxemira (Índia), da vila de Soomjam, mas as jazidas estão praticamente esgotadas.
Ótimas gemas vêm de Myanmar (Ratnapura) e as maiores, da Austrália.
É rara no Brasil, existindo no Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais.
O maior centro de lapidação é a Índia.
A safira situa-se entre as gemas mais valiosas, embora já tenha havido época em que era usada apenas em mecanismos de relógio. A var. azul-escura com tons de violeta é a mais valiosa de todas. A safira cinza tem valor gemológico só quando astérica.
Por tratamento térmico, a safira pode ficar tanto mais clara quanto mais escura. A amarela fica incolor e a violeta fica rósea. Usam-se temperaturas entre 1.500 °C e 1.800 °C, em forno elétrico, em ambiente com oxigênio ou não, e o processo demora de duas horas a três dias. Safiras praticamente incolores do Sri Lanka podem ficar bem azuis. Expostas a radiações, as safiras incolores ou róseas ficam alaranjadas. A incolor ou amarelo-clara, sob ação dos raios X, fica amarela, semelhante a alguns topázios.
A maior safira já encontrada tinha mais de 200 g no estado bruto e foi achada em Ratnapura, Myanmar (antiga Birmânia). Das gemas lapidadas, a maior de todas é a "Estrela da Índia", com 575 ct (ou 563 ct, segundo outras fontes), que está no Museu Americano de História Natural de Nova Iorque. A "Logan" tem 424 ct e cor azul. A "Estrela da Ásia", de 330 ct, está também nos Estados Unidos, na Smithsonian Institution (Washington). É também famosa a safira "Ruspoli", de 135,8 ct.
O anel de casamento de Lady Diana Spencer com Carlos, Príncipe de Gales era um anel de safira.
O Anel do Administrador tem como pedra a safira de cor azul-escura, pois é a cor que identifica as atividades criadoras, por meio das quais os homens demonstram sua capacidade de construir para o aumento de suas riquezas, tendo em vista suas preocupações não serem especulativas.
                 TURQUESA


           Turquoise.pebble.700pix.jpg

Turquesa é uma gema geralmente entre a cor ciano e o verde, gerando a cor homônima. As variedades mais caras são a "robin's egg blue," (cor azul do céu). As inferiores são esverdeadas. A turquesa que se desvanece na cor é também inferior. A turquesa é um fosfato de alumínio com pequenas quantidades de cobre e ferro. A gema é apenas ligeiramente mais dura do que o vidro.
Em épocas antigas, turquesa foi usada pelos Egípcios e foi retirada por eles na Peninsula do Sinai. Existem depósitos importantes no Irã perto de Nishapur e também no sudoeste americano. A turquesa era considerada a pedra nacional daPérsia e usada intensamente na decoração de objetos. A Turquesa é usada por artesãos Nativos Americanosespecialmente os trabalhadores em metais da tribo de índios americanos navaho. O material vívido encontrado no Arizonaé conhecido como Bisbee Blue. Turquesa também é usada na camiseta do time de futebol inglês Chelsea, sendo uma das cores mais famosas em relação ao uniforme no mundo.
A turquesa, juntamente com o coral, é usada extensivamente em joalheria no Tibete e na Mongólia. A turquesa é encontrada na China e retirada das minas para venda a outros países, mas não é usada em joalheria. Algumas esculturas são feitas da mesma maneira que esculturas com jade.

                  TOPÁSIO
        

O topázio é um mineral nesossilicato de flúor e alumínio de fórmula química Al2(F,OH)2SiO4. É bastante utilizado em joalharia e classificado como pedra semipreciosa.
Cristaliza no sistema ortorrômbico e seus cristais são na maior parte prismáticos terminados ou não por faces piramidais, frequentemente apresentando pinacóide basal. Tem uma perfeita clivagem basal e por isso as gemas ou outros espécimes finos devem ser seguradas com cuidado para evitar que apareçam falhas de clivagem. A fratura é concoidal e desigual.
O topázio tem uma dureza de 8, peso específico entre 3.4-3.6, e um brilho vítreo. Quando puro é transparente mas em geral matizado por impurezas; em termos de cor o topázio típico apresenta-se cor de vinho ou amarelo-claro. Pode também ser branco, cinza, verde, azul, ou amarelo-avermelhado e transparente ou translúcido. Quando aquecido, o topázio amarelo torna-se frequentemente rosa-avermelhado.


O topázio ocorre em pegmatitos, veios de quartzo de alta temperatura e em cavidades existentes em rochas ácidas como granito eriólito e pode ser encontrado associado com fluorita e cassiterita. Pode ser encontrado nas montanhas Urais e Ilmen (Rússia), naRepública ChecaSaxôniaNoruegaSuéciaJapãoBrasilMéxico, e Estados Unidos.
Em Portugal pode ser encontrado na zona de GonçaloGuarda.


O nome "topázio" é derivado do grego topazos ("buscar"), que era o nome de uma ilha no Mar Vermelho difícil de encontrar e da qual uma pedra amarela (atualmente acredita-se que fosse uma olivina amarelada) era minerada em tempos antigos. Na Idade Média, o nome topázio conhecido era usado como referência a qualquer gema amarela, mas atualmente o nome é aplicado corretamente somente ao silicato descrito acima.
Topázio Azul

TOPÁSIO IMPERIAL
          

Topázio rosa

Topázio london blue
TOPÁSIO VERDE


AMETISTA
      



A ametista é uma variedade violeta ou púrpura do quartzo, muito usada como ornamento. Diz-se que a origem de seu nome é do grego a, "não" e methuskein, "intoxicar", de acordo com a antiga crença de que esta pedra protegia seu dono da embriaguez. Entretanto, de acordo com o Rev. C. W. King, a palavra provavelmente é uma corruptela de um nome oriental da pedra.
A ametista foi usada como pedra preciosa pelos antigos egípcios e era amplamente empregue na antiguidade por entalhadores.Contas de ametista foram encontradas em túmulos anglo-saxônicos na Inglaterra.
A cor da ametista é atualmente atribuída à presença de Ferro3+, mas ela é capaz de ser alterada e até removida por aquecimento ou radiação ultravioleta
Estudos recentes mostraram que a coloração da ametista é devida a impurezas férricas. Estudos complementares mostraram ainda que uma interação complexa entre ferro e alumínio é a responsável pela coloração.
Quando exposta ao calor (cerca de 500 °C), a ametista geralmente torna-se amarela e muito do citrino comercializado é ametista assim tratada ("ametista queimada"). Veios de ametista expostos ao ar livre perdem facilmente a sua cor.
A ametista é composta por uma sobreposição irregular de lâminas alternadas de quartzo esquerdo e direito. Foi mostrado pelo que esta estrutura pode ser devida a estresses mecânicos. Em consequência desta formação compósita, a ametista pode se quebrar com uma fratura ondulada ou mostrar "impressões digitais" e a interseção de dois conjuntos de ondulações curvas podem produzir, numa superfície fraturada, um padrão parecido com o de um "motor rodando." Alguns mineralogistas, seguidores de Sir David Brewster, aplicam o nome de ametista a todos os quartzos que exibem esta estrutura, independentemente da sua cor.
A ametista é um mineral amplamente distribuído, mas espécimes bonitos, adequados para uso como pedra preciosa, estão confinados a comparativamente poucos locais. Tais cristais ocorrem tanto em cavidades alongadas (veios) em rochas ígneas, geralmente basaltos como revestindo internamente (geodos) de ágata. Um geodo enorme (ou "grotto de ametista"), de perto deSanta Cruz do Sul, do Brasil, foi mostrado na exibição de 1902 em Düsseldorf, na Alemanha.
Muitas das ágatas ocas do Brasil e do Uruguai contêm um punhado de cristais de ametista no seu interior. Muitas belas ametistas vêm da Rússia, especialmente de perto de Mursinka no distrito de Ekaterinburg, onde ela ocorre em cavidades existentes em rochas ígneas. Muitas localidades na Índia têm ametista e ela também é encontrada no Sri Lanka, principalmente como seixos rolados.
As jazidas mais importantes estão no Brasil nas cidades de Caetité na BahiaChopinzinho no ParanáMontezuma em Minas Gerais e principalmente Ametista do Sul no Rio Grande do Sul). Neste município, não são raros geodos com mais de 2 metros de altura.
Outros centros importantes são o Departamento de Artigas no Uruguai, e Madagáscar.
corindon roxo ou a safira com tons de ametista são por vezes chamados de ametista oriental, mas esta expressão é frequentemente empregue por joalheiros para belos exemplares de quartzo ametista comum, mesmo quando não são provenientes de fontes orientais.
ONIX
  Agate banded 750pix.jpg   



                                         
Ónix (português europeu) ou Ônix (português brasileiro) é uma tipo de calcedônia, uma variedade de quartzo. Tem cores distribuídas em faixas retas e paralelas e a preta é a mais apreciada. Mas, pode ter qulquer cor, exceto vermelha alaranjada e marrom. É muito usado para confecção de camafeus. A cor preta da maioria do ônix encontrado hoje no comércio é obtida por tingimento.
O ônix é uma gema relativamente barata, e é um dos símbolos da Medicina Veterinária.
Não se deve confundi-lo com o mármore-ônix, ao qual se assemelha. Este é uma variedade de travertino com cores distribuídas em faixas.


O Ônix era uma das mais importantes pedras de adorno e de uso terapêutico na Antiguidade. Vários povos o tinham a pedra como amuleto forte e poderoso. Os romanos consideravam-no pedra de proteção. Os gregos acreditavam em poderes que a pedra tinha sobre o parceiro amoroso. O ônix está entre os amuletos mais utilizados pelos indianos contra magia negra e bruxaria.
O nome deriva do grego onyx (unha), porque se pensava serem as unhas de Vênus, cortadas por Cupido, que caíam sobre a Terra.



CORAL


                                                                  

OLHO DE TIGRE  

       
     


GRANADA
      
  
Demantóide – Variedade gemológica muito rara de granada (andradite) 
 
Pingente em uvarovite, uma granada brilhante-verde rara. A dimensão é 2 cm (0,8 polegadas).

Uvarovite

Uvarovite ou Uvarovita é uma granada de cálcio e cromo de fórmula Ca3Cr2(SiO4)3. Dentro do grupo da granadas, é a variedade mais rara, surgindo em pequenos cristais de cor verde associados a cromita e serpentina.
A atraente e brilhante cor verde da uvarovite se deve à presença de cromo. Os cristais são muito frágeis, com fratura de subconcoide a irregular.
A uvarovite ocorre em rochas de serpentina. Os melhores cristais são encontrados nos Urais, na Rússia, em torno de cavidades ou fissuras na rocha. Outras fontes são aFinlândia, a Turquia e a Itália.


A Granada (do latim granatus, um grão) é o nome geral dos membros de um grupo de minerais com habitus cristalino constituído por dodecaedros e trapezoedros. Sãonesosilicatos de fórmula geral, A3B2(SiO4)3. As diversas variedades de granada podem incorporar diversos elementos químicos na sua estrutura, principalmente cálciomagnésio,alumínioferro2+ferro3+cromomanganês e titânio. As granadas não apresentam clivagem, mas mostram partição dodecaédrica. A fratura é concoidal a desigual; algumas variedades são muito resistentes e são valiosas para finalidades abrasivas. A dureza das granadas encontra-se no intervalo 6,5-7,5 e a densidade (peso específico) está entre 3,1 e 4,3. O brilho varia entre vítreo e resinoso, podendo ainda ser transparentes ou opacas, conforme a presença ou ausência de inclusões. As granadas podem apresentar as seguintes cores: vermelhoamarelomarrompretoverde, ou incolor.
Os membros do grupo da granada subdividem-se através da sua variabilidade química.



TURMALINA  

VERDELITE 
 
ELBAÍTE BICOLOR 
RUBELITA 
CORNALINA      Cornalina       

                                              
                  

PIRITAPyrite foolsgold.jpg    

   

    

JASPE
VERMELHO
          
                                   
           


LÁPIS LAZULI  

  RING RISQUE

             
     
 

JADE
Jade (do francês jade; em espanhol piedra de la ijada, "pedra do flanco") é uma pedra ornamental muito dura e compacta, variando, na cor, de esbranquiçada a verde-escura. Designa a associação de dois minerais, a forma em nefrita da actinolite e um mineral chamado jadeíta. É geralmente empregada em objetos de adorno, em estatuetas etc.
Jade é um nome que era aplicado às pedras ornamentais que eram trazidas à Europa da China e da América central. Somente em 1863 se percebeu que o termo "jade" estava sendo aplicado a dois minerais diferentes. A jadeíta quase nunca é encontrada em cristais individuais e é composta dos cristais bloqueando microscópicos que produzem um material muito resistente. Nefrita é realmente um não-mineral, mas uma variedade da actinolita mineral. A variedade de nefrita é composta de cristais fibrosos entrelaçados em uma massa compacta resistente. Outras variedades de actinolita são completamente diferentes da nefrita. A dureza do jade é notável. Tem uma resistência maior do que o aço e é posto para trabalhar por muitas civilizações adiantadas para machados, facas e armas. Estava mais atrasado que o jade se transformou uma pedra simbólica usada nos ornamentos e outros artefatos religiosos durante os éons. O jade é valioso ainda hoje por sua beleza. Suas muitas cores são apreciadas, mas a cor verde-esmeralda que a jadeíta produz assim bem, que está sendo altamente procurado por coletores da arte-final. Este jade verde-esmeralda, chamado "jade imperial", é colorido pelo cromo. Outras cores são influenciadas pelo ferro (verde e marrom) e o manganês é pensado para produzir as cores violetas. A nefrita é geralmente branco, verde e creme, quando a jadeíta puder ter a escala cheia de cores do jade .É usada nas medalhas olímpicas.

HEMATITAHematiteUSGOV.jpg            
  
MALAQUITA
QUARTZO  Quartz, Tibet.jpg
QUARTZO ROSA
CRISOCOLACrisocola

OBSIDIANA

ÁGATA MUSCÍNEA 
ÁGATA AZUL 

SUGILITE

Ágata
Agata
Um membro da família do quartzo – disponíveis em uma gama de cores naturais e tingidos.
Ágata tem propriedades curativas e melhora geral os auto-estima.

Água-Marinha e outras variedades de berilo
Agua Marinha
Atraente  sílica contendo alumínio e berílio.
A Água Marinha é  uma pedra preciosa (gema) boa para os olhos e ajuda contra os nervos, garganta, fígado e problemas estomacais.
AmbarAlexandrita e outrasvariedades de Crisoberilo
Ambar
Um tipo de quartzo cristalino. Sua composição amplifica o pensamento criativo e é pensado para proteger contra doenças do sangue, nevralgia, convulsões, insônia e dor embriaguez.
Alexandrita, pedra preciosa (gema)
É uma variedade do mineral crisoberilo e é uma pedra preciosa muito apreciada e de grande valor. Muda sua cor de acordo com a luz: à luz natural é geralmente verde-oliva, mas à luz artificial assume cor vermelha.
AmetistaAndaluzite
Ametista
Um tipo de quartzo cristalino.
Sua composição aumenta o  pensamento criativo e é uma pedra preciosa (Gema) usada para proteger contra doenças do sangue, nevralgia, convulsões, insônia, dor e embriaguez.
AventurinaAxinite
Aventurina
Pedra de quartzo encontrada em várias cores, geralmente verde.
A Aventuina é bom para as condições da pele e estimula a criatividade.

Axinite
Pedra Natural composta por borossilicato de cálcio, magnésio, manganês e ferro.
CitrinoCornalinaCitrino
Como ametista, esta é uma forma de quartzo cristalino, mas tem uma atractiva cor amarela.
Usado, o citrino pode trazer um maior controle sobre as emoções e ajuda a circulação de sangue
Cornalina
Um belo quartzo translúcido de uma cor vermelha ou alaranjada.
A Cornalina é uma pedra natural recomendada para o reumatismo, depressão e nevralgia.
CrisocolaCrisoprase
Crisocola
É um mineral de origem secundária e forma-se em zonas de oxidação de depósitos minerais ricos em cobre. Os minerais que ocorrem associados à crisocola incluem, entre outros, quartzo, azurita, malaquita, cuprita. Pode também existir limonita associada.
Crisoprase
A variedade mais valiosa do quartzo cripto/microcristalino (calcedônia), quase inteiramente composta quimicamente de dióxido de silício
EspinelaPedra da lua (feldespato)espinela
A espinela constitui uma família de gemas (pedra preciosa) de cores muito diversas devido à presença de impurezas em seus cristais. A mais popular de todas elas, a espinela vermelha, era muito apreciada na Idade Média.
Perda da Lua
Um silicato de alumínio contendo e potássio. A pedra tem um brilho leitoso, as melhores pedras naturais possuem uma cor azulada. A pedra da Lua é uma pedra natural que dá inspiração e aumenta as emoções e contribui com a fertilidade.
GranadaHematiteGranada, pedra preciosa
Granada contém magnésio e sua cor é um profundo vermelho-sangue.Almandina contém ferro e as cores variam do laranja ao vermelho-púrpura. A granada é uma pedra natural que protege contra a depressão e promove a auto-confiança e auto-estima.
Hematite
É um óxido de ferro.
Benéfico para doenças do sangue. Saldos aspectos masculino e feminino.
Jade – jadeíte e nefriteJaspe
Jade
Jade é um silicato com uma cor verde altamente valorizada.
O Jade é uma pedra natural benéfica para problemas renais, atrai boa sorte, promove a amizade e sabedoria.
Jaspe
Jaspe é uma opaca, impura variação do quartzo vermelho, amarelo ou outras cores. Pode ser altamente lustrado e é usado para vasos, selos, etc. Quando as cores estão nas listas ou nas faixas, é chamado jasper listado ou unido.
Lápis-lazúliMalaquite
Lapis Lazuli

Uma pedra natural que resulta de uma mistura de minerais com uma cor azul profundo, muitas vezes com brilhantes flocos de “Fools Gold”.
Esta é uma pedra muito antiga e é recomendada para o coração e doenças vasculares, promove a auto-confiança.



Malaquite

Uma pedra natural ornamental, muito atraente e contém cobre. A cor é um verde intenso e apresenta alguns raiados nos melhores exemplos deste mineral.
O cobre na malaquite ajuda a atenuar a asma e protege contra a feitiçaria!

ObsidianaOlivina (Perídoto)
Obsidiana
Tipo de vidro vulcânico, formado quando a lava arrefece rapidamente, por exemplo, fluindo sobre água. Consiste em 70% ou mais de sílica.
Peridoto ou olivina
Constituídos por silicatos de magnésio e ferro. Apresenta-se geralmente com cor verde-oliva (daí o seu nome) ou amarelo-claro, apesar de poder apresentar uma cor avermelhada devido à oxidação do ferro.
OnixOpala
Onix
Um tipo de ágata, muitas vezes manchado um jato uniforme preto e dado um elevado polonês.
Onyx facilitam a concentração e é um agente importante na cura de doenças da orelha certa.
Opala
Esta é uma pedra natural de sílica hidratada. Estas pedras mostram um jogo forte de cores, são valorizadas para a realização de jóias.
A Opala ajuda em problemas pulmonares, promove a fidelidade e lealdade.

PérolaPiritePérola
Camadas de madrepérola, podem ser naturais ou cultivadas.
Pirite
A pirite é um mineral de cor amarela latão, de brilho metálico. É uma pedra natural que cristaliza no sistema cúbico, apresentando muito frequentemente faces estriadas.
PreniteQuartzo e suas variedades, como Olho de tigre, Citrino, Ágata, e AmetistaPrenite
Prenite é um filossilicato de cálcio e alumínio
Para sonhar, lembrar e fazer previsões. Permite o conhecimento interior para a pessoa se preparar para as situações.
Olho de tigreCitrinoAgataAmetistaSugiliteTanzanite e outras variedades de zoisiteSugiliteTanzaniteTopázioTurquesaTopázio
O topázio é um mineral nesossilicato de flúor e alumínio.
TurquesaTurmalinaTurmalina

Zircão

Minerais que raramente ocorrem em formas com qualidade gemológica:

Axinite
Benitoíte
Bixbite (berilo vermelho)
Cassiterite
Clinohumite
Iolite
Kornerupine
Moissanite natural
Zeólito (Thomsonite)

Materiais artificiais ou sintéticos utilizados como gemas:

Vidro (com elevado teor de chumbo).Coríndon sintética
Espinela sintéticaMoissanite sintética
Zircônia cúbica sintética

Materiais orgânicos usados como gemas, incluindo:

ÂmbarAzeviche
CoralMadrepérola
MarfimOsso
Pérola






17 comentários:

  1. o que eu preciso saber a diferença entre, diama

    nte vermelho e rubi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UM DIAMANTE PODE SER DIFERENCIADO PELA SUA DUREZA ELE SO PODE SER LISCADO POR OUTRO DIAMANTE E UM RUBI É UM CORINDON QUE É FORMADO POR ALUMINIO E APARTIR DA DUREZA ELE É RISCADO TB PELO TORPAZIO, MAIS EXISTE A DIFERENÇA ENTRE SUAS FACES UM DIAMANTE VERMELHO TEM MAIS FACES DO QUE UM RUBI, A QUANTIDADE DE FACE FORMA O DINHEIRO EM CIMA DO DIAMANTE. FACES É A SUA LAPIDAÇÃO.

      Excluir
  2. muito grato por tantas informações e tamanha beleza das pedras naturais é uma benção Divina estas criações.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, vou tentar ser breve ,o meu avõ foi médico de muitos mineiros isto á 70 ou 80 anos e descobri ontem no fum dum báu muitas pedras em bruto com minerais agarrados, o que me chamou á atenção é um bocado de rocha verde que parece vidro mas muito muito dura....onde posso identificar estas pedras todas... umas vi logo que era volfrâmio, só que á ali montes de pedras recrestadas que não faço a minima ideia do que são....se me poderem dar alguma informação agradeço
    joao silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, olá!! Não sei onde mora, mas procure em sua região o museu de mineralogia. Em Belo Horizonte, MG = Endereço: Av. Bias Fortes, 50 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, CEP 30170-010
      Telefone: (31) 3271-3415. Depois conte para nós se descobriu alguma novidade, ok?!

      Excluir
  4. .... Maravilhas da natureza , belas e belos exemplares !!!!

    ResponderExcluir
  5. boa tarde tem alguém que sabe quem compra esmeralda bruta,tenho uma boa quantidade

    ResponderExcluir
  6. Ola boa noite será que me pode dar mais ou menos o valor para SAFIAR - Detalhes: médio Peso: 2.83cts. Clarity Grade: Transparente Cor: Azul Forma: Oval Medidas: 9.68x7.72x4.20mm Cut Grade: bom - Muito bom Finish & polonês: bom Muito bom Origem: Kanchanaburi, Tailândia Tratamento: calor única: somente aquecimento Parcel
    Obrigado
    Ctos
    J. Luis Cardão
    jluiscardao@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, olhar essas pedras é maravilhoso! um colírio para os olhos. So queria saber porque nas lojas vendem umas pulseiras como olho de tigre e é tão diferente das suas fotos...

    ResponderExcluir
  8. boa noite! valeu fiquei muito satisfeito em contemplar as pedras aqui expostas. estou buscando conhecimento neste assunto, pois estou pesquisando aqui no meu sitio algumas pedras que poderão ter algum valor comercial. grato Nereu bonadeu

    ResponderExcluir
  9. Muito bom! adorei todas as informaçoes!!! E super bem feito, explicadinho! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Juliano Cunha, sou de Minas Gerais e trabalho como corretor de imóveis e também mineração em geral.

    Eu tenho muitos contatos com pequenos mineradores, garimpeiros e negociantes de pedras preciosas, ouro, jazidas e etc.

    Estou em busca de parcerias para prospectar as ofertas de material e oferecer ao parceiro para avaliar possível interesse.

    Por favor, caso você ou sua empresa tenha interesse na compra, gostaria de receber informações sobre suas demandas, seus procedimentos para compra e etc.

    Aguardo seu contato e qualquer dúvida estarei a disposição.

    Obrigado.

    Juliano Cunha
    JCBusiness
    WhatsApp: +5535984299938

    www.julianocunhaimoveis.com.br

    www.jcesmeraldas.com.br

    www.facebook.com/jcmineracao/

    www.linkedin.com/in/jcbusiness/

    ResponderExcluir

Deposite aqui sua idéia