quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Chocolate dos deuses


Chocolate dos deuses

Seu gosto e textura únicos aguçam o paladar de quem quer que seja. Saiba como identificar um bom chocolate e aprenda a fazer uma receita mesclando seu sabor doce com a laranja

 Shutterstock
chocolate tornou-se popular com a revolução industrial, que permitiu sua produção em massa, a queda dos preços e, em muitos casos, da qualidade. Agora ele recupera a aura de nobreza com cada vez mais opções premium (versão de qualidade superior, com alto percentual de cacau) nas prateleiras, na forma de barras ou bombons-joias criados por mestres confeiteiros, como Fabrice Lenud, dono da Douce France, em São Paulo. Aqui ele dá uma receita e ensina a reconhecer o verdadeiro chocolate dos deuses. 
COMO IDENTIFICAR UM CHOCOLATE PREMIUM
A regra de ouro é: use os cinco sentidos
Visão - Veja se o chocolate é bem liso e se brilha, o que atesta a boa qualidade da manteiga de cacau.
Olfato - Ele deve ter aroma, e este precisa ser intenso.
Audição - Ao quebrar, você deve ouvir um “clac”, que indica crocância; a falta do estalo é sinal de que foi usado óleo vegetal em substituição à manteiga de cacau.
Tato - Sabe-se, ao quebrá-lo, se um produto é crocante também pelo toque das mãos.
Paladar - Coloque um pedaço na boca e espere derreter. Deve-se sentir: na ponta da língua, o sabor doce; nas laterais, a acidez; no fundo, o amargor. E durante um ou dois minutos o retrogosto, que é para ser algo prazeroso.

RICARDO CORRÊA
Aprenda, abaixo, a fazer bombons de laranja, oChocolaranja
Rendimento: 32 bombons
Tempo de preparo: 2 horas (sem contar lavagem)


Ingredientes
Bombons
450 g de chocolate meio amargo;

Recheio
150 g de chocolate meio amargo;
75 g de creme de leite fresco;
50 g de laranja cristalizada picada (sem açúcar).

Modo de fazer
1. Lave a laranja cristalizada até que todo o açúcar seja retirado. Deixe secar em cima de um papel-toalha por 24 horas.
2. Faça o recheio: pique os 150 g de chocolate em pedaços pequenos. Aqueça o creme de leite e jogue-o por cima do chocolate. Aguarde uns segundos e mexa bem até obter uma mistura cremosa. Junte a laranja ao creme.
3. Derreta os 450 g de chocolate e despeje nas fôrmas para moldar os bombons. Espere endurecer e recheie-os com uma espátula ou um saca-puxa. Aguarde 30 minutos e faça a sola dos bombons.
Deixe na geladeira por 20 minutos e desenforme-os.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia