segunda-feira, 5 de março de 2018

REPAGINANDO MÓVEIS - 3° MÓDULO MOVEIS PINTURA EM MDF

              Resultado de imagem para MDF
O queé MDF e qual a diferença com uma madeira maciça, aglomerado ou compensado.
A madeira do tipo MDF é produzida com fibras de madeiras florestais ecologicamente corretas. Estas fibras são unidas através de uma resina sintética e compactadas junto com a ação de pressão e calor em uma prensa de ação contínua. Este processo resulta num produto mais resistente à usinagem do que o aglomerado, podendo ser torneado e entalhado; abrindo um grande leque de aplicação para este tipo de madeira.
Apesar de não ser totalmente imune à água, o MDF é mais resistente à umidade do que o aglomerado; porém não é mais resistente à umidade do que o compensado. Vamos para a pintura em MDF.
PASSO 1  PREPARO
Se MDF nunca foi pintada, ele deve ser lixada com lixa fina. Uma peça de MDF terá partes da chapa mais lisa que as outras partes da madeira onde ela foi cortada. Estas partes lisas também devem ser lixadas para melhorar a aderência da tinta na madeira. Com o lixamento, também é possível o acerto da peça nos locais de emenda ou corte; melhorando o aspecto visual da mesma. Use lixa para madeira 300 ou mais fina.

PASSO 2  LIMPEZA

Remova todo o pó gerado na etapa de lixamento, usando um pano seco ou um aspirador de pó.

PASSO 3  APLICAÇÃO DE BASE 

Aplique um fundo preparador para madeira, caso for usar tinta a óleo ou esmalte, para acabamento. Aplicar selador para madeira, caso for usar verniz para o acabamento. Espere secar. Verifique o tempo de secagem para lixamento da tinta de fundo usada; e faça um lixamento leve superficial, para garantir uma boa aderência da próxima demão. Terminado o lixamento, faça uma limpeza com pano seco, removendo todo o pó gerado.
PASSO 4  REPAROS OU NIVELAMENTO
Caso seja necessário reparos ou nivelamento da madeira, aplique massa própria para madeira, com o auxílio de uma espátula flexível ou desempenadeira de aço, corrigindo assim todas as imperfeições. Aguarde a secagem total da massa e lixe novamente para nivelar a superfície. Atenção para a compatibilidade da massa com a tinta usada anteriormente. O ideal é que a massa seja a indicada pelo fabricante das tintas aplicadas.
PASSO 5  APLICAÇÃO DA TINTA DE ACABAMENTO
A tinta para madeira MDF é a mesma para ser aplicada em qualquer madeira. Gostaria de esclarecer que não existe tinta especial para MDF.
Ao escolher o verniz ou tinta a ser aplicada, o produto escolhido deve ter 2 características muito importantes para que o seu trabalho não seja perdido:
Deve ser compatível com a tinta de fundo e com a massa; caso esta última tenha sido usada;
Deve ser adequada ao ambiente onde a peça vai estar; se é ambiente interno ou externo.
Aplique 2 demãos de tinta ou verniz de acabamento. Após aplicação da primeira demão, aguarde o tempo de secagem para lixamento; informado pelo fabricante; e promova um lixamento leve usando lixa fina. Remova todo o pó gerado com pano seco ou aspirador de pó e aplique a segunda demão.
Dica final
Antes da dica final, quero lembrar que escrevi um e-book onde você pode aprender como reformar uma porta de madeira maciça, é gratuito, para receber o link no seu e-mail é só cadastrar na página, clique aqui.
Para finalizar fica a dica de, na hora de escolher a tinta ou verniz e a massa; adquira todos do mesmo fabricante e verifique se o fabricante permite a aplicação de um produto sobre o outro. Isto vai evitar problemas de incompatibilidade de tintas na sua pintura.
Para sua proteção, fica a recomendação de usar os EPIs (equipamentos de proteção individual) adequados a cada trabalho sendo eles:
Óculos de proteção
Luvas de borracha
Máscara para pó
Máscara para vapores orgânicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia